Curiosidades

A Capelinha é de melão mesmo?

“Capelinha de Melão,
É de São João,
É de cravo
É de rosa
É de manjericão.
São João está dormindo
Não acorda não,
Acordai, acordai, acordai, João”.

Já parou para pensar nessa musiquinha da Capelinha de melão? Logicamente, você imagina que é uma capela – igreja – em miniatura, feita da fruta melão, cheia de cravo (que se coloca na comida) e da erva manjericão, não é isso? Errado!

Dizem que a “capelinha de melão” vem a ser de um folguedo junino, tipo pastoril, que acontece na noite da festa de São João, no Rio Grande do Norte. A origem da palavra Capela significa “reunião de foliões durante a festa de São João”. Em Portugal, Capela é uma “coroa de flores ou folhas”. Sendo assim, tudo começa a fazer sentido.

Ou seja, certamente, esta apresentação tem origem portuguesa. Pois, as participantes deste folguedo potiguar apresentam-se dançando em numero par, com roupas e sapatos brancos e levando na cabeça uma capelinha de flores de melão de São Caetano – que nada mais é do que um diadema de flores da planta melão de São Caetano. Faixas azuis ou vermelhas partem do ombro se entrecruzam no busto e finalizam com um grande laço abaixo da cintura. As meninas dançam e cantam carregando nas mãos uma lanterna feita com a vela acesa e uma bandeirola de São João.

A dança é embalada por música, tocada por instrumentos como violão, rabeca, clarineta solista, sanfona e pandeiro. Ao chegar ao final da dança, duas meninas tiram o diadema de flores da cabeça e colocam em seu lugar, tecido enfeitado com moedinhas de papelão dourado, parecendo ciganinhas, e saem com uma bandeja na mão pela plateia masculina pedindo doações em moedas. Enquanto recolhem, o canto é respondido pelo coro das jovens que ficaram no tablado.

Postar um comentário

*
*