Atividades Comemorações Curiosidades Dicas

A doce paz da Páscoa

layout_facebook_140415A Páscoa está chegando e com ela uma infinidade de simbologias de renovação, paz e fraternidade. Na hora da guloseima, muitos associam o período da Semana Santa ao ovo de Páscoa. Mas esquecem, ou não sabem, da existência da Colomba Pascal, que também é um excelente e delicado presente para ser dado aos familiares e a quem a gente gosta no domingo de Páscoa. Trata-se de um pão doce de origem italiana em formato de pomba, bem semelhante ao panetone.

Seu formato de pomba representa a tão desejada paz pelos homens, o símbolo do cristianismo e a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos quando Jesus Cristo ressuscitou. Para os italianos ela simboliza simplesmente a paz.

Sua história e origem, entretanto começam no Reino de Lombardia, Norte da Itália, que estava em guerra com o vilarejo de Pavia. Certa vez, um padeiro de Pavia presenteou o rei da Lombardia com um pão doce, cuja massa era feita com manteiga, ovos, recheada com cascas de laranja cristalizada, cobertura de glacê, amêndoas ou chocolate aromatizado. E o rei gostou tanto que resolveu não mais invadir a Pavia.

Aqui no Brasil ela é muito consumida e uma excelente opção de presentes, especialmente para quem não pode consumir chocolates. Na Europa, principalmente, na Itália, ela costuma ser partilhada e presenteada no café da manhã e na segunda-feira de Páscoa.

Então, que tal fazer a sua e presentear quem você gosta? Anote os ingredientes e mãos na massa:

Colomba Pascal

Rendimento: 2 pães com 16 pedaços cada

Ingredientes:

4 Tabletes de Fermento Biológico Fresco

6 1/2 Xícaras (chá) de Farinha de Trigo

1 1/2 Xícara (chá) de Açúcar Refinado

1 1/2 Xícara (chá) de Leite Integral morno (35° C)

1 1/2 Xícara (chá) de Margarina sem Sal

2 Colheres (sopa) de Sal Refinado

4 Unidades de Gemas de Ovos

1 Xícara (chá) de Água morna (35°C)

2 Xícaras (chá) de Frutas Cristalizadas

1 1/2 Xícara (chá) de Uva Passa sem Semente

Cobertura:

2 Xícaras (chá) de Farinha de Trigo

1 Xícara (chá) de Açúcar Refinado

4 Unidades de Claras de Ovos

1 Xícara (chá) de Açúcar de Confeiteiro

Decoração:

1 Xícara (chá) de Castanha de Caju Torrada sem Sal – triturada

Modo de preparo:

Misture o Fermento Biológico Fresco no leite morno. À parte, bater o açúcar, as gemas e a margarina até formar um creme. Reserve.

Misture a farinha, o leite, a água, o creme e misture até obter uma massa macia; acrescente as frutas cristalizadas e as uvas passas, misture novamente. Divida a massa em duas partes, colocando cada parte em formas para colomba com capacidade para 750 gr.

Deixe descansar por duas horas até que a massa atinja a borda da forma.

Misture os ingredientes da cobertura (farinha e açúcar) e depois acrescente as claras. Reserve.

Coloque a cobertura, decore com as castanhas e leve ao forno médio pré-aquecido (180ºC) por aproximadamente 60 minutos. Polvilhe o açúcar confeiteiro.

Informações adicionais:

O tempo de cozimento irá variar conforme o tamanho dos pães. No inverno, cubra os pães com pano úmido e deixe crescer ao lado do forno.

Fontes: Almanaque Culinário e Portal R7

Postar um comentário

*
*