Curiosidades

A escola nossa de todos os dias e sua origem

Todos os dias milhares de crianças e jovens pelo mundo, em vários continentes, frequentam escolas. São salas recheadas de alunos e professores a ensinar e compartilhar conhecimento junto a elas. Mas, já se perguntou como foi que surgiu esse modelo de educação? A palavra escola vem do grego scholé, e significa “lugar do ócio. Pois na verdade era um lugar onde se ia nas horas livres para pensar.

Como bem diz a palavra, a raiz da escola vem da Grécia Antiga, há cerca dois mil e quinhentos anos, onde crianças eram educadas por mentores em casa, de modo informal. A exemplo de Alexandre, o Grande que foi educado na Macedônia por Aristóteles, por volta de 343 a.C. Já o filósofo Platão criou uma espécie de academia para ensinar filosofia e matemática, era uma forma de ajudar a pensar, cujo aprendizado se dava por meio de questionamentos. Não havia divisão por sala de aula, nem de séries, nem idade.

Aos poucos, o conceito foi mudando, e no século XII, começou a surgir a escola como nos moldes de hoje. Eram ministradas em instituições católicas, em forma de caridade, e ensinavam crianças a ler, escrever e contar, ao mesmo tempo em que eram catequizadas. Tal como este modelo, aqui no Brasil, por volta de 1549, os jesuítas fundaram a primeira escola, em Salvador e São Paulo, e ensinava além de escrever, ler e catequizar, a matemática. E foi na Idade Moderna, na Europa que as disciplinas, o currículo e o papel da escola passou a ser revisto, bem como a divisão em sala de aula e por escola, para meninos e meninas.
Posteriormente, passaram a unir os gêneros na mesma sala de aula, igualitariamente.

Entretanto, apesar de tantos séculos terem se passado, muita coisa mudou, mas muita coisa ainda precisa mudar em vários lugares do mundo. Pois nem sempre há acesso a escola para todas as crianças de diversos países. Com a chegada da tecnologia e da internet, o modelo escolar vem mudando ainda mais. Hoje temos computadores em sala de aula e ajuda da informática no aprendizado. E as evidencias mostram que dentro de algumas décadas, o modelo como conhecemos hoje deve mudar e muito, acompanhando a evolução da sociedade e das gerações.

Postar um comentário

*
*