Dicas de Leitura

A folia nas páginas dos livros

É possível brincar o carnaval também através da literatura. Os livros são tão divertidos quanto cair na folia, e o melhor, você aprende e se emociona. Para quem quer curtir o carnaval de uma maneira diferente, selecionamos alguns livros que vai contagiar você.

Nos poemas e ilustrações do livro Aula de Carnaval e Outros Poemas (Editora Ática), de Ricardo Azevedo, a alegria do carnaval deixa de ser coisa de feriado: contagia o dia-a-dia, inspira sonhos batuqueiros, vira matéria na escola – com aula de viola, cavaquinho e pandeiro. Até o insistente barulho do despertador transforma-se em uma animada marchinha. Aula de carnaval está aí para convidar o leitor a entrar num cordão que festeja a vida, a cada dia.

Já no livro O carnaval dos animais (Editora Ediouro), os contos de Moacyr Scliar usam como ponto de partida sugestões provenientes do cotidiano e próximas das vivências do escritor e do leitor. O cenário da maioria das histórias é Porto Alegre, e as características conhecidas do espaço conferem natureza verista às narrativas.

O País do Carnaval (Editora Cia das Letras), publicado em 1931 é o primeiro romance de Jorge Amado, escrito quando ele tinha apenas 19 anos. O livro surpreendeu a crítica: um livro crítico e contestador sobre a ética – ou falta dela – dos intelectuais da época diante da situação social e política do Brasil às vésperas da revolução de 30, liderada por Getúlio Vargas. Expressa o clima intelectual da época, marcado pela ideia de crise e incerteza. Jorge Amado surpreendeu a crítica e o público com sua aguçada crítica política.

Postar um comentário

*
*