Curiosidades

A geografia e a sua relação com as nossas vidas

Quando pensamos em geografia nos vem logo à cabeça os mapas, os formatos de relevos e montanhas, o estudo da superfície terrestre de um modo geral. Mas geografia é muito mais que isso. Ela também estuda a relação recíproca entre o homem e o meio ambiente, como também os fenômenos científicos que ocorrem no nosso planeta, entre outros temas. Então você deve estar pensando: como pode um assunto ser tão amplo? A resposta é fácil. A geografia é dividida em várias áreas. E o melhor, tudo nela tem relação com o nosso dia a dia.

A geografia ambiental, por exemplo, estudo o comportamento do homem com o meio ambiente. Como essa relação homem-natureza tem mudado em consequência da globalização e mudanças tecnológica.  As pesquisas em geografia ambiental incluem gestão ambiental, sustentabilidade e ecologia política. Assuntos que fazem parte do cotidiano de todos os cidadãos!

http://youtu.be/71lzQnYPYWE

As outras áreas da geografia são:

A Geografia regional é o ramo que estuda as regiões da Terra de todos os tamanhos. Ela tem um caráter principalmente descritivo. O principal objetivo é entender ou definir as particularidades de uma determinada região que consiste de elementos naturais e humanos. Também é dada atenção para a regionalização, que cobre as técnicas apropriadas para delimitar o espaço em regiões.

A Geografia física, também conhecida como fisiografia, se foca nas Ciências da Terra. Tem como objetivo entender a litosfera, hidrosfera, atmosfera, pedosfera, e os padrões da fauna e flora global (biosfera).

Geografia humana (ou sociografia) é o ramo da geografia que estuda os padrões e processos que formam a interação humana com os vários ambientes. Ela envolve os aspectos humanos, políticos, culturais, sociais e econômicos. Apesar do foco principal da geografia humana não ser a paisagem física da Terra, dificilmente é possível discutir a geografia humana sem se referir à paisagem física onde as atividades humanas acontecem, e assim a geografia ambiental emerge como um link entre estes dois ramos da geografia.

A Geomática envolve o uso de técnicas espaciais tradicionais usadas em cartografia e topografia e suas aplicações nos computadores. A Geomática incorpora uma vasta área de estudos envolvidos com a análise espacial, como a Cartografia, Sistema de informação geográfica(SIG), Sensoriamento remoto, e Sistema de Posicionamento Global (GPS), Geografia Astronômica, Topografia e Orografia.

7 Comentários

  1. Postado em 4 de março de 2015 às 20:49

    amei essa pesquisa muito bom (:

    • Bloguito
      Postado em 17 de abril de 2015 às 14:49

      Que bom que gostou. Esperamos ter ajudado você 🙂

  2. Postado em 4 de março de 2015 às 20:50

    muito bom cunca pensei nisso gosto muito da minha professora
    (:

    • Postado em 4 de março de 2015 às 20:51

      verdade

    • Bloguito
      Postado em 17 de abril de 2015 às 14:48

      (:

  3. suiane
    Postado em 24 de fevereiro de 2016 às 19:17

    não achei a resposta que esperava

    • Bloguito
      Postado em 2 de março de 2016 às 16:51

      Oi Suiane, que pena. Mas fique sempre ligada aqui no Bloguito. Toda semana temos novidades. 🙂

Postar um comentário

*
*