Curiosidades

A geometria das abelhas

layout_facebook_150310_3

Quando você passa mel na sua torrada ou por cima da sua fruta preferida, já se perguntou ou pensou porque o favo de mel é hexagonal? Bom, dizem que as abelhas são seres inteligentes e que sabem calcular áreas geométricas, e por isso sabem que neste formato cabe mais mel produzido por elas, que pode ser estocado em maior quantidade. Mas será?

Apesar de ser um engenho perfeito, pesquisadores constataram, na verdade, que elas entendem bem mesmo não é de matemática e, sim de física, pois se utilizam da termodinâmica. Isso porque elas, na verdade, constroem sua colmeia e favos em formas circulares, de forma enfileirada. Mas é o calor que faz com que a cera fabricada por elas derreta um pouco, e una estes círculos, formando pequenos hexágonos.

A uma temperatura de aproximadamente 45 ºC a cera derrete como um líquido viscoso, tal como um caramelo. Ao se solidificarem e unirem-se, ele se transformam em formas hexagonais. E ainda assim, esse enfileiramento acontece porque as abelhas operárias trabalham uma ao lado da outra, perfeitamente, construindo fileiras.

Gostou de saber? Agora pode voltar a comer sua torrada com mel, com sabor de física, mas em formato matemático.

Postar um comentário

*
*