Autores

A hora da estrela Clarice

É chegada a hora de mais um texto da nossa série sobre celebridades das artes. Desta vez, escolhemos uma escritora brasileira de coração. Responsável pela publicação de inúmeras obras que já viraram filmes e peças de teatro, ela é nossa querida e renomada Clarice Lispector, romancista, contista, cronista, tradutora e jornalista.

De origem judaica, ela nasceu na Ucrania, em 1920, durante a viagem de imigração de seus pais para a América. Ela recebeu o nome de Haia Lispector, e chegando ao Brasil, teve seu nome trocado para Clarice. Por volta de 1925, sua família mudou-se para Recife, Pernambuco.

Mais tarde, Clarice formou-se em direito e, posteriormente, passou a trabalhar como redatora para a Agência Nacional e como jornalista no jornal “A Noite”. Foi casada com o diplomata Maury Gurgel Valente, com quem teve dois filhos e viveu anos fora do Brasil.

Em 1944, aos Clarice lança seu primeiro romance, “Perto do Coração Selvagem”, ganhando um ano depois o Prêmio Graça Aranha, da Academia Brasileira de Letras. Em 1946 ela publicou “O Lustre”.

Escritora modernista. Clarice Lispector faz parte da 3ª fase do modernismo ou geração de 45, com estilo marcado pela inovação.

Clarice morreu aos 57 anos de câncer, deixando cerca de 30 obras, dentre elas “A hora da estrela” e “Clandestina felicidade”.

Postar um comentário

*
*