Dicas

A importância da pontuação no texto

layout_facebook_150303_1

Já imaginou ler um texto e nele não ter nenhum ponto, vírgula, exclamação ou interrogação? Ele vai ficar estranho, sem sentido algum. Colocar uma pontuação adequada no que se escreve é fundamental para o entendimento do que se quer dizer. É a pontuação que dá um ritmo e uma sequência lógica ao texto. Então, que tal conhecer a função de cada sinal de pontuação?

Vamos começar pelo ponto final (.). Ele é usado sempre que terminamos uma frase ou oração, seja ela afirmativa ou negativa. Exemplo: O Varejão do Estudante vende pela internet.

Já a vírgula (,) é importante para enumerar objetos, na escrita de datas e endereços. Veja como é fácil: Maria foi na livraria e comprou um livro de português, outro de matemática e um de história.

Quando queremos perguntar alguma coisa, ou seja, nas frases interrogativas, usamos o ponto de interrogação (?), como na frase: Você gosta de literatura?

O ponto de exclamação é usado quando queremos demonstrar espanto, medo, surpresa, como nessas situações. Exemplo: Que livro maravilhoso!

Já o ponto-e-vírgula (;) serve para separar um período que já tem uma divisão por vírgula, dando uma pausa um pouco maior: Vamos ao exemplo: Ele não falou nada, apenas olhou para o campo, sentou-se na grama; queria ficar sozinho lendo o seu livro.

Usamos dois pontos (:) quando queremos esclarecer, explicar ou complementar as frases. Também pode ser usado antes da fala de alguém. Que tal exemplos? Vamos lá:
Veja como é tarde: passa das 10 horas.
No jardim tem vários tipos de flores: margaridas, rosas, azaleias, etc.

Reticências (…) são usadas para mostrar que uma parte do texto não foi colocada ou para demonstrar incerteza, como por exemplo: “Hoje é um novo dia de um novo tempo, que começou…”

As aspas (“ ”) indicam uma citação, ou seja, indica que a frase ou ideia é de outra pessoa. Também devem ser colocadas em palavras de outra língua, gírias ou em palavras novas, (neologismos), como no exemplo a seguir: Quando papai diz: “hoje não é dia videogame”, não adianta teimar.

O uso de parênteses () ocorre quando queremos inserir um pensamento ou uma reflexão, incluir um comentário paralelo ou encaixar uma explicação ou uma definição. Veja o exemplo:

Era um restaurante italiano (tão italiano que ficava na Itália) e todos gostavam de ir até lá.

E por fim, o travessão. Ele pode ser usado de duas formas: para indicar quem está falando em um diálogo ou em orações intercaladas:

Maria disse: – Meu pai vem me buscar mais tarde.
Muitos meninos – principalmente os que estavam com roupas azuis – saíram correndo.

Sabendo cada função da pontuação fica mais fácil escrever e ser entendido. Viu como é fácil?

Fonte: SmartKids

Postar um comentário

*
*