Curiosidades

A importância da vacinação

Ter uma boa saúde não depende apenas de uma boa alimentação, exercícios físicos, momentos de lazer. Em várias fases na nossa vida é preciso se vacinar e isso é bastante importante porque as vacinas são um meio de prevenção contra doenças infecciosas.

Mas o que são realmente as vacinas? Elas são substâncias que possuem como função estimular nosso corpo a produzir respostas imunológicas a fim de nos proteger contra determinada doença. Elas são produzidas a partir do próprio agente causador da doença, que é colocado em nosso corpo de forma enfraquecida ou inativada. Apesar de não causar a doença, as formas atenuadas e inativadas do antígeno são capazes de estimular nosso sistema imunológico.

Muitas pessoas ficam com medo de se vacinar. Mas não precisa se preocupar. Quando nos vacinamos, apresentamos ao nosso corpo um antígeno até então desconhecido. O corpo passa, com isso, a produzir anticorpos contra ele. Nesse primeiro momento, a produção de anticorpos é relativamente lenta. Além da produção de anticorpos, o organismo produz células de memória, ou seja, células que, ao serem expostas novamente ao mesmo antígeno, serão capazes de produzir anticorpos mais rapidamente.

A vacina atua como um agente preventivo, devendo ser utilizada antes do contágio. Ela é considerada uma forma de imunização ativa, pois estimula nosso organismo a produzir substâncias de defesa. Então, fique tranquilo e fique atendo ao cartão de vacinação. E uma coisa importante, a vacina não é apenas para crianças. Procure um posto de saúde e atualize seu cartão de vacinação.

Postar um comentário

*
*