Dicas de Leitura

A magia do circo nas páginas dos livros

Para conhecer um pouco mais sobre o circo e seus personagens nada melhor do que mergulhar no mundo da literatura. Então se acomode na cadeira, presta atenção ao picadeiro, que a história vai começar:

O Circo, de Jussara Rocha Koury, editora Bagaço – Que criança não se encanta com a figura do palhaço em sua fantasia multicolorida, peruca, maquiagem, pernas-de-pau? E o trapézio?! O mundo do circo continua fascinando, mesmo que hoje, como resultado de uma massificação cultural, o artista mambembe venha perdendo seu espaço. Atraídos por essa magia, Lia e Paulinho vivem uma aventura que nunca esquecerão.

No livro Circo Faz-de-Conta, de Jonas Ribeiro (editora Brasil), é apresentada as duas faces do mesmo espetáculo – seu lado mágico, fantasioso e alegre, e o outro lado, triste e preocupante, que nos faz refletir e desejar transformar o mundo com consciência e participação. Como fazer poesia sem pensar em cidadania? Como fazer política sem considerar nossos sonhos? Impossível!- um mundo diferente é sempre possível.

Dona Zulmira vai ao circo, de Blandina Franco, editora Leya – O circo tinha muitas atrações, mas dona Zulmira não achava nada divertido! Até que, no final, eis que seu neto entra no picadeiro! Isso sim, é um espetáculo de verdade, pensou dona Zulmira! Por meio de rimas simples e delicadas, Blandina vai desconstruindo a ideia que temos de espetáculo: muitas vezes o que mais nos encanta é ver aqueles a quem amamos de verdade, como dona Zulmira viu seu neto Nicolau varrendo o picadeiro!

Postar um comentário

*
*