Comemorações

A origem da comemoração de aniversário

Será que existiu uma época onde as pessoas não comemoravam os seus aniversários? Sim, por mais estranho que isso possa parecer. A origem exata da comemoração do aniversário é incerta, mas acredita-se que tudo começou na antiguidade e a celebração era restrita aos faraós, imperadores e deuses. No antigo Egito, por exemplo, os egípcios comemoravam os aniversários apenas dos faraós. Os gregos apenas de seus deuses. Já os romanos comemoravam apenas a data do aniversário do imperador, seus familiares e senadores.

A comemoração da data de aniversário até hoje é um costume bem ocidental. A data exata como comemoramos atualmente um aniversário (com bolo de aniversário, presentes e parabéns a você!) é quase impossível datar. No começo do cristianismo, a celebração do aniversário era considerado costume pagão. Foi somente após o século IV quando a igreja começou a celebrar o nascimento de Cristo que o hábito ressurgiu.

A Origem da música “Parabéns a Você” – Acendemos as velas, apagamos as luzes e cantamos “Parabéns a você”. Mas como é que essa música surgiu? Tudo começou ainda no século 19, quando as americanas Mildred e Patricia Hill criaram em 1875 a música “Good Morning to All” e após várias mudanças, adaptações e brincadeiras com a letra, nascia em 1924 a versão em inglês de “Parabéns a você”. Aqui no Brasil, a letra que cantamos para celebrar o anicersário surgiu em 1942. A Rádio Tupi-RJ realizou um concurso e a senhora Bertha Celeste Homem de Mello, paulista, venceu com essa cantarolada até os dias de hoje.

E aniversário combina com bolo, não é verdade? Por isso nós hoje temos uma receita de bolo de chocolate bem gostosa. Tomem nota!

Ingredientes

2 massa pronta sabor baunilha
3/4 de xícara de leite para cada massa pronta
6 ovos no total
4 colheres de margarina no total

Para o arco-íris
Corante alimentício nas cores (gel ou em pó):
vermelho
laranja
amarelo
verde
azul
lilás (você vai encontrar violeta)
rosa
Modo de fazer: Após fazer a massa pronta do bolo, você deve separar ela em sete quantidades iguais (coloque em potinhos). Após fazer isso, vamos colorir a massa. Para cada potinho uma cor de corante. Para fazer essa receita você deve ter sete assadeiras de bolo do mesmo tamanho. Ou ir assando aos poucos.

Recheio e cobertura

300g de cream cheese
200g de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de essência de baunilha
3 1/2 de açúcar de confeiteiro peneirada

Bata na batedeira por quatro minutos os dois ingredientes. Enquanto estiver batendo, acrescente a a essência de baunilha e o açúcar de confeiteiro. Bata por mais 10 minutos. Depois de pronto leve para a geladeira para esfriar.

Agora é hora de montar. Quando fazemos um bolo ele fica meio altinho em cima, não é? Pois você vai acertar todos, para ficarem bem retinhos. Agora é hora de começar a colocar o recheio. Coloquei na base o bolo vermelho e intercale recheio e bolo, até chegar o último. Após fazer isso, é só cobrir com o recheio. Pronto, o bolo arco-íris está pronto!

Para ver mais detalhes de como fazer o bolo basta acessar esse vídeo.

Postar um comentário

*
*