A origem da língua inglesa | Bloguito - O blog do Varejito

A origem da língua inglesa

layout_facebook_130910_2

Todas as línguas evoluem. E assim como o português, a língua inglesa também passou por diversas transformações. Mas será que a nossa língua tem a mesma origem da língua falada pelos reis da Inglaterra? Não! A reposta é bem negativa. A língua portuguesa tem uma raiz latina, enquanto a inglesa é anglo-saxônica.

Com uma história de cerca de 1500 anos, a língua inglesa tem sua origem e evolução em três períodos distintos:

•Old English – a primeira forma do idioma, em voga entre os séculos V e XI

•Middle English – seu desenvolvimento médio, dos séculos XI ao XVI

•Modern English – a forma moderna do idioma, do século XVI aos dias atuais

Mas como surgiu o inglês? Ele teve origem com os idiomas falados pelos povos germanos  que a partir do século V ocupam a atual Inglaterra, com destaque para os Anglos e os Saxões. O idioma que começou a nascer nas ilhas britânicas a partir de então recebe o nome de “Old English”, “Anglo-Saxão” ou ainda “Englisc” no original, significando “língua dos anglos”.

Com o passar dos anos, o vocabulário da língua evoluiu gradualmente, e com a introdução do cristianismo ocorreu a primeira influência de palavras do latim e do grego. Mais tarde, invasores escandinavos que falavam o nórdico antigo (old norse, língua que provavelmente assemelhava-se ao dialeto falado pelos povos anglo-saxões) também influenciaram o inglês. O Old English é uma língua preservada em diferentes fontes, como inscrições rúnicas, traduções bíblicas complexas e fragmentos diversos.

A maior diferença entre o Old e Middle English está na gramática, especificamente, no campo sintático e no campo analítico. Acredita-se que o estágio seguinte da língua, o Middle English iniciou-se com a batalha de Hastings, em 1066, quando o rei William, derrotou o exército dos anglo-saxões e impôs suas leis, seu sistema de governo e sua língua, a francesa. Desse modo, novas palavras foram incorporadas à língua falada pelas pessoas comuns. Mais tarde, muitos dos novos termos passaram a ser usados na corte e no militarismo adquirindo, portanto, um elevado status social.

Já o inglês moderno, como conhecido pela obra de William Shakespeare, em geral é datado a partir de 1550, quando a Grã-Bretanha se tornou um império colonial, espalhando-se por todos os continentes. Como é possível notar, a língua inglesa sofreu influência de outras línguas, entre elas o celta, o latim e o francês. Isso sem mencionar o vocabulário adquirido das mais diversas línguas de todo o globo, com a expansão que teve o Império Britânico no século XIX e a posterior expansão dos Estados Unidos.

Veja também:

Deixe seu Comentário!


Receba nossa Newsletter

    • RSS
    • Facebook
    • Twitter
    • Youtube

    Grandes autores para

    Autores como Adélia Prado, João Ubaldo Ribeiro, Clarice Lispector, ...

    Da viagem literária

    Não podia ser diferente, não é mesmo? Ele gosta ...

    Roteiro colaborativo

    em praças e muros. A arte está em diversos ...

    Histórias de vida,

    Trata-se de fenômeno da literatura jovem, precursor de tendência no ...

    Olha para o céu e d

    Para dizer direitinho o que vai acontecer no céu ...

    Twitter updates

    Biruta
    Telecurso
    Companhia das Letras
    Editora alaúde
    Editora Peirópoles
    Franco Editora
    Global Editora
    Panda Books
    Projeto Editora
    Editora Líbris
    Editora Melhoramentos
    Editora Líbris