A origem da língua inglesa | Bloguito - O blog do Varejito

A origem da língua inglesa

layout_facebook_130910_2

Todas as línguas evoluem. E assim como o português, a língua inglesa também passou por diversas transformações. Mas será que a nossa língua tem a mesma origem da língua falada pelos reis da Inglaterra? Não! A reposta é bem negativa. A língua portuguesa tem uma raiz latina, enquanto a inglesa é anglo-saxônica.

Com uma história de cerca de 1500 anos, a língua inglesa tem sua origem e evolução em três períodos distintos:

•Old English – a primeira forma do idioma, em voga entre os séculos V e XI

•Middle English – seu desenvolvimento médio, dos séculos XI ao XVI

•Modern English – a forma moderna do idioma, do século XVI aos dias atuais

Mas como surgiu o inglês? Ele teve origem com os idiomas falados pelos povos germanos  que a partir do século V ocupam a atual Inglaterra, com destaque para os Anglos e os Saxões. O idioma que começou a nascer nas ilhas britânicas a partir de então recebe o nome de “Old English”, “Anglo-Saxão” ou ainda “Englisc” no original, significando “língua dos anglos”.

Com o passar dos anos, o vocabulário da língua evoluiu gradualmente, e com a introdução do cristianismo ocorreu a primeira influência de palavras do latim e do grego. Mais tarde, invasores escandinavos que falavam o nórdico antigo (old norse, língua que provavelmente assemelhava-se ao dialeto falado pelos povos anglo-saxões) também influenciaram o inglês. O Old English é uma língua preservada em diferentes fontes, como inscrições rúnicas, traduções bíblicas complexas e fragmentos diversos.

A maior diferença entre o Old e Middle English está na gramática, especificamente, no campo sintático e no campo analítico. Acredita-se que o estágio seguinte da língua, o Middle English iniciou-se com a batalha de Hastings, em 1066, quando o rei William, derrotou o exército dos anglo-saxões e impôs suas leis, seu sistema de governo e sua língua, a francesa. Desse modo, novas palavras foram incorporadas à língua falada pelas pessoas comuns. Mais tarde, muitos dos novos termos passaram a ser usados na corte e no militarismo adquirindo, portanto, um elevado status social.

Já o inglês moderno, como conhecido pela obra de William Shakespeare, em geral é datado a partir de 1550, quando a Grã-Bretanha se tornou um império colonial, espalhando-se por todos os continentes. Como é possível notar, a língua inglesa sofreu influência de outras línguas, entre elas o celta, o latim e o francês. Isso sem mencionar o vocabulário adquirido das mais diversas línguas de todo o globo, com a expansão que teve o Império Britânico no século XIX e a posterior expansão dos Estados Unidos.

Veja também:

Deixe seu Comentário!


Receba nossa Newsletter

    • RSS
    • Facebook
    • Twitter
    • Youtube

    Palavras de origem a

    O mesmo pode-se dizer com relação à língua portuguesa, ...

    Animais que duram um

    Contudo, alguns desses animais em nada se assemelham a ...

    Como estimular o con

    Para que os pequenos não achem que tudo é ...

    Leituras cheias de a

    Zumbis, espectros, lobisomens, vampiros, personagens que hoje fazem sucesso ...

    Quatro dias de muita

    Este ano o tema do evento, que chega a ...

    Twitter updates

    Biruta
    Telecurso
    Companhia das Letras
    Editora alaúde
    Editora Peirópoles
    Franco Editora
    Global Editora
    Panda Books
    Projeto Editora
    Editora Líbris
    Editora Melhoramentos
    Editora Líbris