Curiosidades Posts Recentes

A rica fauna da caatinga

Quando falamos em caatinga que imagem vem a sua cabeça? Com certeza você pensou na seca do sertão Nordestino. Bem, você não está completamente errado, mas já parou para pensar que até lá, no sertão, existe uma fauna e flora riquíssima? Por abranger 10% do território brasileiro a caatinga é muito importante para o nosso ecossistema. Por isso, hoje vamos falar dos animais que lá habitam.

Os nomes são bem estranhos. Mas na caatinga tem preá, soin, corrupião, onça-parda, tamanduá-mirim e asa-branca. Mas a fauna é muito mais abrangente: já foram registradas 148 espécies de mamíferos, 510 de aves, 154 de répteis e anfíbios e 240 de peixes!

Dentre os animais, as aves representam o maior grupo. São 510 espécies, das quais 15 são endêmicas e 20 estão ameaçadas de extinção, como o jacu verdadeiro e o urubu-rei. Há quem não acredite que existam muitos mamíferos na Caatinga. Mas é um engano. Lá tem veado-caatingueiro, raposa, gambá, capivara, cotia, macaco-prego, queixada, entre outros. São 148
espécies registradas.

Na caatinga também é possível encontrar um felino! Olha que perigo. Lá tem a onça-pintada, a onça-parda, jaguatirica, gato-do-mato-pequeno, gata-maracajá e gato-mourisco e espécies exclusivas como o simpático mocó e o curioso tatu-bola, que vira uma bola mesmo!!

Mas devido à caça e a ocupação desordenada do homem, os animais da caatinga estão correndo risco. Algumas espécies estão em extinção, como a ararinha-azul, o tatu-bola e a onça-parda. Não podemos deixar isso acontecer. Preservar a caatinga e sua fauna é um dever de todos. E para que o mundo tenha consciência dessa riqueza, o tatu-bola foi eleito mascote da Copa do Mundo de 2014! Foi uma forma que a Associação da Caatinga achou para mostrar para o mundo a biodiversidade. Quer saber mais sobre o assunto, clique AQUI.

Postar um comentário

*
*