Dicas

Aprender a ler e escrever pode ser uma grande aventura

A, B, C…já pensou como seria nossa vida se não soubéssemos o “bê-á-bá”, as letras do alfabeto, nem ler e escrever? Pode parecer muito simples, mas não é! Imagine que existem muitas pessoas no mundo todo, nos dias de hoje, que já são adultas e não aprenderam a ler e escrever. Pensando nisso, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), criou o Dia Mundial da Alfabetização (8/09), com o intuito de estimular a alfabetização em vários países.

Ler e escrever são atividades que existem desde as antigas civilizações. Muitos começaram a se comunicar através dos símbolos e desenhos, como os Egípcios e Sumérios, que já faziam isso em 3000 aC, e os Chineses, em 1500 aC.

Quando a criança começar a ler, os papais, mamães e familiares devem estimular a leitura como uma brincadeira e não como uma tarefa chata. Elas podem ser incentivadas a transformar a leitura numa grande descoberta divertida, a começar pelos contos de fadas, cantigas, poemas e historinhas curtas, com livros cheios de ilustrações e pouco texto. As historinhas despertam a curiosidade, a criatividade e a imaginação através da fantasia. Aprender a ler pode ser uma grande aventura.

capa do livro "Fabriqueta Abecedário"

E para deixar o aprendizado mais divertido, a nossa dica de leitura é o Fabriqueta Abecedário, da Cia das Letras. No livro você perceber que aprender brincando é muito mais interessante. A cada letra, de A a Z, um verbete com propostas sobre artes plásticas, ciências, cultura, história e literatura, além de poemas e sugestões variadas de atividades, são sugeridos. Tudo isso vai servir de estímulo para que você comece a ver muito mais graça nas letras, palavras e em tudo mais que envolve nossa a língua.

Postar um comentário

*
*