Curiosidades

As camadas da Terra e de outros planetas

Se cortarmos o Planeta Terra ao meio vamos notar que ele é composto por três camadas: crosta, manto e núcleo. Mas você já parou para pensar como devem ser as camadas dos outros planetas? Embora a ciência conheça apenas o interior da Terra, é possível imaginar como é o interior dos outros planetas usando dados de telescópios e sondas espaciais. Veja o interior dos 8 planetas do sistema solar nesta infografia elaborado pela equipe da Revista Superinteressante e do estúdio Royal Pixel

 

Voltando ao Planeta Terra, as características das camadas são as seguintes:

Crosta: é a parte mais superficial, a primeira camada. Basicamente é formada por composição de granito nos continentes e basalto nos oceanos. Essa camada é onde a vida se desenvolve, e sua espessura é de 5 a 70 km.

Manto: segunda camada da Terra, formada por minerais, como o silício, ferro e magnésio, sua temperatura varia de 100° Celsius a 3500°Celsius, e a profundidade pode variar conforme a localização: oceano ou continente (30 km a 2900 km).

Núcleo: o núcleo corresponde a 1/3 da massa da Terra e contém basicamente elementos metálicos (ferro e níquel). É dividido em núcleo interno e externo, sendo que os dois possuem um raio de 1250 km, e as temperaturas são altíssimas (5000°C).

Ainda dentro das três divisões, existem subdivisões:

Litosfera: é uma fina camada da terra, composta por rochas e solos onde  a vida se desenvolve.

Astenosfera: profundidade de 60 a 400 km da superfície terrestre, faz parte do manto superior e é composta por rochas fundidas dentro dessa estrutura predominantemente sólida.

Mesosfera: é uma larga camada sólida, com densidade muito superior a das rochas encontradas na superfície terrestre.

Postar um comentário

*
*