Curiosidades

As características da tabela periódica

Hoje vamos falar um pouco de química. E um dos assuntos mais conhecidos dessa matéria é a tabela periódica. Ela surgiu para agrupar os elementos que têm propriedades químicas e físicas semelhantes, ou seja, ela organiza os metais, semimetais, não metais, gases nobres, dentre outros, em grupos divididos de forma a facilitar sua localização.

Através da tabela periódica podemos saber sobre a massa atômica, número atômico e distribuição eletrônica dos átomos, sem falar das propriedades periódicas que são usadas para relacionar as propriedades dos elementos com suas estruturas atômicas. Entre essas propriedades temos: raio atômico, energia de ionização, eletroafinidade, eletronegatividade, densidade, temperatura de fusão e ebulição e volume atômico.

Os elementos químicos da tabela periódica podem ser classificados em três grupos principais: metais, ametais e semimetais. Os metais são a grande maioria dos elementos.

Os ametais ou não metais são onze elementos químicos: carbono, nitrogênio, fósforo, oxigênio, enxofre, selênio, flúor, cloro, bromo, iodo e astato. E os semimetais correspondem a sete elementos químicos que possuem propriedades intermediárias entre as dos metais e as dos ametais: boro, silício, germânio, arsênio, antimônio, telúrio e polônio.

Postar um comentário

*
*