Dicas

As crianças e os limites para uso da Internet

Ninguém pode negar que a Internet é um mundo onde existem muitas oportunidades educacionais. As crianças podem pesquisar diversos assuntos e participar de jogos educativos. É outra forma de socialização. O que os pais precisam saber é que igual ao mundo real, no virtual também existem perigos para a criançada.

As crianças não têm capacidade de julgar o suficiente para determinar o que é bom ou ruim para elas e são, infelizmente, facilmente enganadas por informações ou pessoas falsas. Outro problema que a Internet pode causar é o vício e isso pode interferir no desenvolvimento motor, por exemplo. Ao ficarem na frente do computador, elas deixam de brincar, de fazer amizades reais.

Dizer que os filhos não podem usar a Internet não é a solução, mas ter um acesso monitorado é o ideal. Crianças menores de 10 anos não devem navegar sozinhas. É importante que os menores estejam sempre acompanhados de um adulto para orientação do certo e do errado.

Veja como introduzir a Internet na vida dos seus filhos:

Aos 6 anos, a criança já quer explorar o computador sozinho e experimentar suas novas habilidades como leitura e atividades motoras. Existem páginas feitas especialmente para o público infantil, com ferramentas de pesquisa próprias para a idade. Nunca deixe de monitorar e ajudar.

As crianças de 7 ou 8 anos geralmente despertam o interesse pelas salas de bate papo ou por sites que seus amigos navegam. Permita que tenha um endereço de e-mail compartilhado com a família, ensine a consultá-lo antes de fazer algum download ou fornecer qualquer tipo de informação. Nesta idade é bom fazer em conjunto com a criança uma lista de regras de uso da Internet e deixar do lado do computador.

Postar um comentário

*
*