Curiosidades Dicas

As maiores florestas do mundo

As florestas são muito importantes para a manutenção da vida na Terra. Elas são responsáveis pela renovação da maior parte das fontes de água doce do planeta, abrigam grande parte da biodiversidade, tanto da fauna quanto da flora e protegem os solos de erosões. Então, ficamos curiosos em saber onde estão as maiores florestas do mundo.

Se a gente considerar o critério de área total, a maior floresta do mundo está na Rússia. Isso porque 8,5 milhões de km² do país são de floresta, o que corresponde a 22% da área verde de todo o mundo. Só para você ter uma ideia, essa área corresponde ao território do Brasil. No ranking das maiores florestas, o Brasil fica em segundo lugar. Agora, entre as florestas tropicais somos o primeiro lugar. Tudo isso por conta da floresta Amazônica, a maior floresta tropical do planeta, com 3 milhões de km² de área.

Quer saber qual o país tem a maior porcentagem de seu território coberto por floresta? É o Suriname. Nada menos que 90% do país ainda tem cobertura vegetal. No Brasil esse índice é de 63%. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), as florestas representam 30% do território mundial. Desse total, 36% são florestas primárias – vegetação com mais de oito mil anos de idade que ainda não foi modificada pelo homem. Metade das florestas primárias que existiam no planeta já foi destruída. A devastação é mais violenta na Europa Ocidental, que já perdeu 99,7% de sua cobertura florestal original.

Postar um comentário

*
*