Comemorações Dicas

Banana para ficar forte!

layout_facebook_140923_2

Fruta também tem seu dia. Nesta semana (22.09) comemoramos o Dia da Banana. E pra festejar, nada mais adequado do que comer bananas ou comidinhas gostosas com elas. Você pode simplesmente amassar duas bananas e colocar farinha láctea ou aveia, mel, leite em pó ou apenas açúcar e canela. Pode fazer uma vitamina no liquidificador com uma banana, um copo de leite, biscoitos e achocolatado.

A banana faz super bem à saúde. É rica em fibras, ferro, potássio, vitaminas C e A e tem cinco vezes mais magnésio do que o alface. Para saber mais sobre ela, basta ver uma entrevista que o Varejito fez a Dona Banana para o nosso Bloguito.

Mas voltando as formas de comer essa fruta. Que tal fazer um lanche mais saboroso? Nós temos duas receitinhas que vai agradar a todo mundo dentro de casa. Tome nota e coloque a mão na massa! Depois queremos saber como você se saiu com a receita. Nos diga se o bolo ficou gostoso.

Bolinho Banana de Micro-ondas

Ingredientes:
1 banana nanica amassada (se for daquela enormes, use somente metade)
1 ovo
2 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de água
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) bem cheia de açúcar ou adoçante culinário para forno e fogão
1 colher rasa (café) de fermento em pó
1 colher rasa (café) canela
4 gotas de essência de baunilha

Comece amassando a banana com o garfo, junte todos os ingredientes e por fim o fermento. Misture bem com um batedor de arame ou garfo. Divida em potinhos que possam ir ao micro-ondas, enchendo até a metade. Esta receita pode ser feita na caneca também. Leve ao micro-ondas em potência máxima por 2 minutos e ½, mas atenção: esse tempo pode variar conforme a marca do seu microondas. Ao final do tempo, vire em um prato, espalhe Castanha do Pará (ou do Brasil) ralada e um fio de mel. Com uma bola de sorvete de creme em cima fica ainda mais gostoso!

Bolo de Banana sem farinha de trigo, sem leite e sem açúcar

– 2 bananas nanicas (devem estar bem maduras, quase estragando);
– 1/2 xícara de uvas passas pretas;
– 2 ovos pequenos;
– 1/4 xícara de óleo;
– 1 xícara de aveia (tanto faz flocos finos ou grossos);
– 1 colher (sopa) de fermento em pó.
(xícara medidora usada tem 220ml.)

Bata tudo no liquidificador. Deixe o fermento por último, mas se seu liquidificador não for muito potente bata os ingredientes mais leves e junte a aveia e o fermento em uma tigela porque essa massa é bem densa. Na hora de assar unte com margarina, manteiga ou óleo e se quiser, polvilhe com amido de milho (Maizena) ou ainda com aveia em flocos finos. Leve para assar em forno preaquecido em 200º por cerca de 35 minutos.

* O tempo pode variar muito dependendo da marca do seu forno. Faça o teste enfiando um palitinho no centro do bolo, se sair limpo, o bolo está assado. E só abra o forno para o teste depois de 30 minutos para o bolo não murchar.

Caso queira adicionar açúcar, coloque 2 colheres de sopa ou a gosto. Mas quanto mais madura estiver a banana, mais doce a massa fica. O bolo sai do forno bem crescido e depois murcha um pouco, é normal. Na hora de servir, polvilhe canela e /ou mel.

As receitas são do blog: Panelaterapia.

Postar um comentário

*
*