Dicas Posts Recentes

Biblioteca: templo do conhecimento

Na escola, nas faculdades, ou até em casa existe um cantinho reservado só para os livros. Podemos dizer que é o templo do conhecimento. Já sabe de quem estamos falando? Se pensou na biblioteca, acertou! Lá tem de tudo. Livros clássicos, literários, técnicos, entre outros. Apesar de tanta tecnologia, é o livro que nos acolhe quando queremos aprender algo mais profundamente ou mesmo fazer uma viagem só nosso, entrando no mundo mágico da literatura.

E você sabia que no Recife temos uma biblioteca pública recheada de livros que podem ser consultados por qualquer pessoa?   A Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco (BPE) é uma das mais ricas do Brasil em edições raras, com um vasto acervo que inclui obras dos tempos coloniais e do império, do período holandês no estado, sobre história, economia, entre outros títulos. A biblioteca também preserva jornais antigos que circulavam no Recife no início da imprensa local.  Só para você ter uma ideia, a Biblioteca Pública do Estado tem 270 mil livros e cerca de 370 mil volumes de periódicos. É muito conteúdo junto. E de acesso ao público. Que tal fazer uma visita? Ela está localizada Rua João Lira, S/N, no bairro de Santo Amaro, na frente do Parque Treze de Maio.

Como tudo começou – A primeira Biblioteca Pública de Pernambuco foi criada em 1852 com o nome de Biblioteca Pública Provincial. Antes disso, os livros só estavam disponíveis no Gabinete Português de Leitura, nas estantes particulares e na bibliografia da Faculdade de Olinda. Só com a Proclamação da República, ela passou a chamar-se Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco.

Postar um comentário

*
*