Curiosidades

Botando pilha para funcionar

Hoje a tecnologia tomou conta de nossas vidas e tudo é ligado na tomada, na bateria…mas antigamente, para tudo dependíamos praticamente das pilhas! No radiozinho, no walkman, no relógio da cozinha, nos brinquedos e em tantos outros objetos..Passado tanto tempo, ela ainda é muito útil, principalmente no controle remoto da TV, do DVD, TV a cabo, câmera fotográfica, entre outros. E você sabe como ela surgiu?

A primeira delas foi criada pelo físico italiano Alessandro Volta (1745-1827), que se baseou nos experimentos de diversos cientistas antes dele, principalmente nos do amigo e físico Luigi Aloísio Galvani. Ele descobriu que para criar energia alternativa, era preciso dois metais e um liquido que tivesse ions e conduzisse eletricidade.

Lá por volta de 1795 Volta obteve eletricidade ao mergulhar um pedaço de cobre e um de zinco em solução de ácido sulfúrico. Assim, surgia o primeiro gerador elétrico. Após esse experimento, ele decidiu empilhar laminas de cobre e zinco, divididas por tecidos molhados em ácido. Foi criado então a pilha de Volta, que é a nossa pilha.

No século XX surgiram as pilhas alcalinas, que duram mais tempo e são bem mais utilizadas nos dias de hoje. Já pensou? Sem ela a gente não trocaria de canal com aquele programa chato, nem manipularíamos divertidamente o carrinho com controle remoto ou teríamos a boneca que chora.

Postar um comentário

*
*