Dicas de Leitura

Brincando com números, montanhas e criaturas mágicas

Esta semana a nossa dica de leitura está bem movimentada! Para começar a sugestão é a obra Convite à navegação: uma conversa sobre literatura portuguesa, de Susana Ventura, ilustrador por Silvia Amstalden. Neste livro, a autora traça um panorama histórico da formação da língua portuguesa, partindo da Idade Média, passando pelo Renascimento, visitando a Península Ibérica num momento crucial de nascimento das letras europeias e relatando o ambiente singular em que nasceu a arte literária portuguesa, construindo pontes com os autores mais importantes da literatura lusófona contemporânea e relatando as diferentes variações que o idioma exercitou até chegar na sua forma atual. Uma obra para todos os que lidam com a língua portuguesa, tanto em suas manifestações literárias quanto na comunicação do cotidiano, na escola e na vida.

 

convide_a_navegacao

Na sequência, a dica é o livro Brincando com os números – a montanha, de Disney. Crianças de 5 a 6 anos também podem se divertir com Pooh e sua turma. As atividades desta obra são introdutórias à escolarização, propondo o desenvolvimento de capacidades como identificação de fonemas, números e seus valores. Cada livro possui uma página de adesivos gruda-desgruda.

brincando_com_os_numeros

Para terminar, a gente sugere a publicação Onde a lua e a montanha se encontram, de Grace Lin. No Vale da Montanha Infrutífera, uma garotinha chamada Minli passa os dias no campo trabalhando pesado, e as noites, ouvindo o pai contar as fantásticas histórias sobre a Dragoa de Jade e o Velho Homem da Lua.

onde_a_lua_e_a_montanha

A mãe de Minli, cansada da vida pobre, pede a ela que não encha sua cabeça com tolices. Mas Minli acredita nessas histórias e sai em busca do Velho Homem da Lua, na esperança de que ele possa mudar a sorte de sua família. Ao longo do caminho, ela encontra toda espécie de criaturas mágicas, incluindo um dragão que a acompanha em sua extraordinária jornada.

Postar um comentário

*
*