Atividades

Brincando de contar histórias

layout_facebook_150224_3Adoramos incentivar a leitura, seja ela da forma que for. E uma maneira da criançada entrar no mundo mágico do livro é ouvindo alguém contar uma história. Isso pode ser feito de diversas maneiras, à noite quando a criança está indo para a cama, ou até mesmo colocar a contação de história na rotina de brincadeiras.

Contar histórias é uma forma divertida de entreter a garotada. É uma brincadeira simples e lúdica que estimula a imaginação e incentiva à leitura. Para começar você pode convidar os amiguinhos, familiares e vizinhos. Pede para eles citarem ou trazerem alguns livros que gostam muito ou que ainda não leram, mas tem curiosidade em saber da história.

Depois de todo mundo reunido, vamos saber da maioria que história eles querem ouvir, mostrando os livrinhos. As crianças podem escolher um ou dois amiguinhos que já conhecem a história para fica ao centro da roda. Com a historinha escolhida, comece a leitura.

A ideia aqui é enquanto se faz a leitura, as crianças fazem performance, imitando personagens, encenando a história, dando palpites do que vem a seguir, etc. E à medida que vai lendo outros livros, as crianças vão se revezando na encenação. O bom é fazer com livros de histórias curtas, assim dá pra brincar mais tempo com mais livros.

Postar um comentário

*
*