Atividades

Brincando de esconder a penha

Incentivar brincadeiras em grupo é educativo e estimula a criatividade das crianças. Sem falar que ajuda a desenvolver a cognição. Hoje em dia, as crianças passam muito tempo brincando com eletrônicos, no computador ou com videogames. O legal é estimular a socialização entre outras crianças. As brincadeiras são uma boa maneira de fazer isso. E, seja um grupo pequeno ou grande, sempre tem como inventar ou trazer de volta antigas brincadeiras. Uma delas é o tá quente, tá frio, também conhecida como a brincadeira de esconder a penha ou prenda, que muita gente chamava de peia.

Para iniciar a brincadeira, deve ser escolhida a criança que irá esconder o objeto, que pode ser grande ou pequeno. Ele deve ser mostrado antes para que saibam qual é. A brincadeira pode acontecer num ambiente aberto ou fechado, no chão, no alto, dentro de algum lugar, num livro, numa bolsa, e onde mais a imaginação levar. Enquanto isso, o resto do grupo fica separado longe do ambiente, esperando a que escondeu diga já!

É então que começa a brincadeira. As crianças começam a procurar o objeto, e o que escondeu vai dando pistas e dizendo: “tá frio”, se estiver longe. E quanto mais longe, ela diz “tá gelado”. Ao passo que, quando alguém estiver se aproximando, o que escondeu diz: “tá quente”, “tá pegando fogo”. Por fim, aquele que achou será o próximo escondedor, e a brincadeira começa outra vez. Gostou da ideia? Depois conte pra gente se a garotada gostou!

Postar um comentário

*
*