Atividades Dicas

Brincando de Stop Motion

Férias é sinônimo de diversão para as crianças. E o melhor, muitas vezes, nem é preciso viajar para tornar os dias mais alegres. Reunir os amigos para uma brincadeira é muito bom. E não sou eu que digo isso. José Pedro, de 8 anos, adora visitar a tia nas férias, pois lá, tem a turminha “da bagunça”. “Gosto de ir para a casa da minha tia, pois brinco com os meus amigos de várias coisas. Jogamos no computador, brincamos com a minha coleção de Sonic e fazemos Stop Motion”, releva todo feliz. Viu como um dia com os amigos rende muita coisa? Eles soltam realmente a imaginação quando estão juntos.

E olha que ideia legal José Pedro deu: fazer Stop Motion com os amiguinhos! Então, que tal propor para o seu filho um dia de cineasta? Stop Motion é uma técnica de animação que consiste em filmar ou fotografar objetos, movendo-os a cada quadro, para simular movimento numa película de cinema. Diversos filmes, principalmente infantis, são feitos dessa maneira. Como exemplo temos “A Fuga das Galinhas”, “Coraline e o Mundo Secreto”, “Wallace & Gromit, a Batalha dos Vegetais”, entre outros.

Você deve estar pensando: como o meu filho vai fazer um filme? Pode parecer difícil ou complicado, mas segundo José Pedro é possível sim. Com os amiguinhos todos reunidos, junte os brinquedos e pensem em uma história bem divertida. Com a ideia na cabeça, mãos a obra. A técnica funciona assim: eles montam uma cena da animação e tiraram uma fotografia. Aí, moveram um pouco os personagens e tiraram outra foto. Depois de vários cliques, é só baixar as fotos no computador e passar para um programa de animação, que pode ser baixado na Internet (o mais usando é o Movie Maker – colocar o link para baixar aqui). Feito isso, é só passar as fotos para o programa, colocar tudo em ordem e acelerar. Está feito o filme da criançada!

Material necessário:

Máquina Fotográfica

Brinquedos

Computador com acesso a Internet

E olha o vídeo que José Pedro fez:

Ah! Uma observação para os pais: não se preocupem achando que baixar programa de Internet e o usar o sistema de montagem do filme é complicado. Tudo é muito autoexplicativo e, tenha certeza, a criançada é que vai ensinar a você a mexer. =)

Postar um comentário

*
*