Dicas Posts Recentes

Brincando e aprendendo

Com tanta tecnologia e informação as crianças muitas vezes não aproveitam a infância de uma maneira lúdica. Sabemos que não é fácil privá-las do computador, desenhos animados ou qualquer outro jogo eletrônico. Mas, enquanto os pais podem mexer na rotina dos filhos sempre que possível, principalmente nos finais de semana. Então, ao invés de sentar na frente da TV com ele, que tal realizar uma atividade recreativa diferente. Garanto que não será apenas ele o grande beneficiado!

Brincando, as crianças descobrem,inventam, aprendem e desenvolvem inúmeras habilidades. Uma simples brincadeira estimula a criatividade, autonomia, socialização, linguagem e curiosidade, concentração e raciocínio dos pequenos.

Selecionamos algumas brincadeiras. Esperamos que gostem:

Que bicho eu sou?

• Através dessa brincadeira, as crianças aprendem e compartilham as características de vários animais.

Desenhe ou escreva o nome de vários bichos, um em cada folha de papel. Agora cole um bicho nas costas de cada criança sem que elas vejam qual. Cada participante precisa adivinhar que animal tem nas costas, para isso ele deve fazer perguntas sobre as características do bicho. As respostas deverão ser SIM ou NÃO. O último a descobrir que bicho é, deixa a brincadeira redistribui os bichos nas costas. A brincadeira continua até restar apenas um vencedor.

Bingo do nome

• Nessa brincadeira, os pequeninos se familiarizam com as letras do alfabeto e aprendem quais delas compõem seu nome.

Escreva em uma cartolina todas as letras do alfabeto, corte-as e coloque em uma caixa. Entregue uma folha de papel a cada participante e peça que ele escreva seu nome. A cada letra sorteada da caixa, os participantes devem marcar na folha com o nome. Ganha quem marcar todas as letras primeiro.

Caras e caretas

• Através desta brincadeira a criança aprende a identificar determinados sentimentos através da expressão corporal e facial.

Coloque todas as crianças frente à um espelho. Faça algumas expressões e peça para te imitarem. Depois de cada expressão diga o que ela significa. Agora, peça que cada um faça uma careta diferente, os outros coleguinhas devem adivinhar o que aquela expressão significa. O dono da careta deve indicar se a resposta está certa ou não.

Agacha-agacha

• Nesta brincadeira, a criança corre, agacha e levanta, aperfeiçoando assim, os seus movimentos.

Em um espaço amplo, reúna as crianças e eleja o pegador. Ele deverá correr atrás dos outros coleguinhas, que para não serem apanhados devem se agachar. Quando um participante é pego, o pegador para sua função a ele. Nesta brincadeira não há vencedor, ela só acaba quando as crianças se cansam.

Com informações do site Brinquedos Educativos

1 comentário

  1. Gizélia Melo
    Postado em 1 de fevereiro de 2012 às 13:04

    Muito interessante

Postar um comentário

*
*