Dicas

Cactos, plantinhas decorativas e cheias de benefícios para o homem e a natureza

Você já deve ter visto aquelas plantinhas com formatos diferentes, muito verdes, cheias de espinhos, algumas em jardins, outras em casas e apartamentos na decoração e muitas na estrada por onde passa no caminho de suas viagens, principalmente no Nordeste. São os cactos. Mas além de diferentes, elas possuem muitos benefícios para os seres humanos e para a nossa fauna. Ela é basicamente composta de água, açúcar e sais minerais. E também pode ser encontrada fora do Brasil em países da América do Sul, México, Índia, Oriente Médio e até mesmo em alguns lugares da Europa.

Essas plantinhas são bastante suculentas e pertencem à família das cactáceas. Há cerca de 1400 espécies, principalmente em lugares áridos e regiões de mata. Aguentam muito tempo sem água, pois armazenam muito líquido dentro delas. Por isso, alguns animais e insetos se alimentam dela, bem como o homem sertanejo. Quando está com sede, muitas vezes consome seus frutos (algumas possuem frutos) e bebe sua água. Os cactos é rico em fibras, carboidratos e mucilagem. È uma planta usada, inclusive, como tratamento de doenças. O suco de cactos regula até o açúcar no sangue. Dizem que o uso de algumas espécies pode tratar ainda reumatismo, asma e é utilizada como analgésico. Mas nada de começar a usar essa planta sem consultar o médico.

O s cactos possuem não somente frutos, mas também flores muito bonitas. Alguns tipos são os mais conhecidos, como a Palma, a coroa de frade, o mandacaru, entre outros. Há espécies que estão em extinção e devem ser preservadas. Mas as mais comuns você pode cuidar e ter em casa. Podem ser pequenas ou grandes. São muito decorativas. E o melhor de tudo: caso você passe muito tempo viajando, ela vai aguentar e não irá morrer. E aí, gostou de conhecer essa plantinha? Que tal cultivar uma em casa?

Postar um comentário

*
*