Dicas

Cartão de vacina atualizado

É possível notar que quando as crianças, principalmente as pequenas, voltam às aulas, as primeiras semanas são sempre atípicas. Um dos motivos é que, com o convívio com os amiguinhos, os pequenos podem ficar doentes. Por conta disso, esse pode ser um bom período para colocar a carteira de vacinação dos seus filhos em dia.

Como o ambiente escolar favorece, principalmente, a transmissão de doenças respiratórias, os pais devem ficar atentos em proteger seus filhos contra a gripe. Recomendada para todas as pessoas maiores de seis meses, a vacina deve preferencialmente ser administrada no outono. “Entretanto, como os vírus influenza circulam durante todo o ano, quem ainda não tomou a vacina deve se imunizar, lembrando que a vacinação é a melhor forma de prevenir a gripe e suas complicações”, lembra a médica Lucia Bricks.

Além de proteger os vacinados, imunizar a criança é proteger toda a família já que é muito comum a garotada contrair uma doença na escola e contaminar seus parentes. O reforço vacinal contra coqueluche, difteria, tétano e a poliomielite é recomendado para crianças entre quatro a seis anos. Apesar dessa recomendação, cerca de 50% dos escolares não receberam esse reforço, embora a cobertura vacinal em menores de dois anos seja elevada.

Postar um comentário

*
*