Curiosidades

Ciência: o ciclo da água

Você conhece o ciclo da água? Na ciência ele também é chamado de ciclo hidrológico e significa a troca contínua de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas.

No ciclo da água é constituído dos seguintes processos:

Evaporação: o calor irradiado pelo sol aquece a água dos rios, lagos, mares e oceanos ocorrendo o fenômeno da Evaporação. Nesse momento, ocorre a transformação do estado líquido da água para o seu estado gasoso, à medida que se desloca da superfície da Terra para a atmosfera.

Condensação: quando atinge uma determina temperatura na atmosfera, o vapor da água esfria, se acumula e se condensa na forma de gotículas, que formarão as nuvens ou nevoeiros. Neste momento, ocorre o processo de Condensação, ou seja, a transformação do estado gasoso da água para seu estado líquido, sendo as nuvens, as gotículas de água líquida suspensas no ar.

Precipitação: com muita água condensada na atmosfera, se inicia o processo de Precipitação, isto é, as gotículas suspensas no ar se tornam pesadas e caem no solo na forma de chuva. Se o local onde a chuva cair for muito fria, água condensada passa do estado gasoso para o líquido e rapidamente para o estado sólido, formando a neve ou o granizo. Por isso que no inverno de determinadas regiões do mundo, ao invés de chover, se tem neve.

Ainda existem mais dois processos do ciclo da água: a infiltração e a transpiração. Quando o vapor de água condensado cai sobre a superfície terrestre, ocorre a Infiltração de uma parte dessa água que vai alimentar os lençóis subterrâneos. A parir daí, parte da água que se infiltrou no solo pode ser absorvida pelas plantas que, depois de utilizá-la a devolvem à atmosfera por meio do processo de Transpiração.

Tem um vídeo ilustrativo que mostra o ciclo da água e pode ajudar você ainda mais nos seus estudos:

Postar um comentário

*
*