Dicas de Leitura

Clássicos: literatura que agrada a todas as idades

Clássicos da literatura juvenil são sempre bem vindos em todas as gerações. Por isso a nossa primeira dica desta semana é o livro Éramos Seis. Este consagrado romance de Maria José Dupré se passa na capital paulista, entre as décadas de 1910 e 1940. Nele, a saudosa D. Lola relata o dia a dia vivido ao lado do marido e de seus quatro filhos.

eramos_seis

Aos poucos, o leitor se vê envolvido pelas alegrias, dramas e adversidades da família Lemos, e faz uma viagem pela São Paulo do início do século XX, marcada pelas revoluções paulistas de 1924 e 1932. Em sala de aula, está sensível obra permite trabalhar as características das memórias como gênero literário, além de proporcionar a reflexão sempre atual a respeito da perseverança e das relações familiares.

segredos_secretos

Na sequência, a sugestão é o Segredos Secretos, de Fanny Abramovich. Alice tem um segredo. Conta-o para sua amiga Zuzu, que promete não dizer nada a ninguém. Mas, no dia seguinte, a escola inteira já está sabendo que… Luís também tem um segredo. Está apaixonado. Não revela esse fato a ninguém, porém faz de tudo para chamar a atenção dela. Mas eis que um dia… Afinal, que segredos tão secretos serão esses?

branca_de_neve

Por último, a sugestão é Branca de Neve e as sete versões, de Jose Roberto Torero e Marcus A. Pimenta, ilustrado por Bruna Assis. Imagine como seria a vida da Branca de Neve se ela casasse com o caçador? Ou se o espelho mágico mentisse para a Madrasta? Branca de Neve e as Sete Versões é o terceiro volume da Coleção Fábrica de Fábulas, que estreou com Chapeuzinhos Coloridos e O Patinho Feio que não era Patinho nem Feio

Postar um comentário

*
*