Curiosidades

Coça, coça piolho chato!

Não tem jeito, é só colocar as crianças na escola e logo mais eles aparecem no início das aulas, seja no início ou no meio do ano. São o motivo de muita chateação. Incomodam, coçam e demoram para ir embora. São eles, os insetos chamados de piolhos!

Por qual motivo será que criança pega piolho com tanta facilidade? Adultos também, pegam, claro mas é mais raro. A verdade é que na escola, na creche, e em lugares de aglomerado de muitas crianças juntas, basta uma ter, para todas as outras pegarem. E isso se dá porque o contato entre e a proximidade é bem maior do que os adultos. Daí porque esses insetos se proliferam tão rápido. E não pense que se trata de sujeira ou higiene mal feita. Cabecinhas limpas e cheirosas também pegam e independe de classe social.

Apesar de não se ter comprovação, cientistas afirmam que os pequenos são mais suscetíveis porque exalam hormônios denominados de cairomônios, tornando seus cheiros e cabecinhas mais apetitosos para os piolhos. Mas são apenas possibilidades.

Os piolhos se alimentam de sangue, e é a picadinha que faz a cabecinha das crianças coçarem tanto. Ao picar ele libera uma substancia que impede a feridinha de cicatrizar. Ela fica aberta, facilitando a próxima refeição. Apenas um piolho pode viver cerca de um mês e colocar até 100 ovos durante este tempo. Incrível, não é? A fêmea coloca uma espécie de cola na base do fio do cabelo e é lá que ela deposita os ovos dos piolhos filhotes que irão nascer, que são esbranquiçadas e chamada de lêndeas.

E o tratamento? Esse é complicado e demorado, podendo levar até duas a três semanas para acabar. A melhor forma é usar xampu e loções a base de inseticidas contendo piretróide. E depois de usar, é sempre necessário passar pente fino para retirar os resíduos dos que morreram. Depois é mesmo ter cuidado e bastante higiene. Lavar os cabelos, investigar, trocar roupa de cama e toalha. Também é possível usar repelente de piolhos para prevenir, mas é melhor consultar o pediatra antes.

Postar um comentário

*
*