Dicas de Leitura

Coelhinho da Páscoa, que trazes para mim?

Esta semana o Varejito teve uma ajuda muito especial para escolher os livros da semana: o coelho da Páscoa. Juntos eles escolheram diversos livros divertidos. Olha as dicas:

O COELHINHO QUE NAO ERA DE PASCOA – O livro de autoria de Ruth Rocha (Editora Moderna), fala sobre Vivinho, um coelho normal. Ele Tem muitos irmãos e uma família legal. E o que ele vai ser quando crescer? Coelho de páscoa, só pode ser! Mas vivinho quer outra profissão. Será que os pais vão aceitar sua decisão? As histórias da SÉRIE VOU TE CONTAR! foram escritas pela Ruth Rocha durante os anos de 1969 a 1981 em várias revistas para crianças que ela dirigiu, publicações que faziam um grande sucesso entre os pequenos. São histórias que mostram situações e personagens que valorizam a independência de pensamento e a ousadia: um coelhinho que não queria ser coelho de Páscoa e escolhe outra profissão, um menino fazendeiro que se torna amigo de um menino escravo, um macaco e um porco que são companheiros de aventuras e saem pelo mundo ajudando as pessoas… e muitas outras coisas mirabolantes, que a gente lê, relê e sempre dão muito que pensar!

PASCOA NO GALINHEIRO OU A HISTORIA DO OVO – O livro de Eduardo Bakr (Editora Paulinas) traz um dilema: Mal acabara de ser posto, uma pergunta pairou no íntimo do Ovo: Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha? Especulações à parte, ele tinha um sonho, um desejo: o Ovo de galinha sonhava em se tornar um ovo de Páscoa. Gigante, bonito, todo brilhante, vestido em papel colorido, amarrado com fita… levando alegria para uma criança, no domingo de Páscoa. Quieto, no seu ninho de palha, o Ovo seguiu em seu devaneio. Foi na véspera da festa pascal, que o Ovo de galinha teve um encontro inesperado: ao lado dele estava o Ovo de Páscoa. E ali, encarando o seu sonho feito em chocolate, ele descobriu o seu valor, pois ele, o Ovo de galinha, soube que era o símbolo da vida, o milagre que rompera a casca, nas pernas bambas de um pintinho ainda assustado. Ao mesmo tempo em que coloca as questões da gênese, Eduardo Bakr celebra em seu livro o fenômeno da vida, quando entrelaça o valor simbólico do ovo com a Festa da Páscoa. E o autor vai mais adiante quando nos leva a refletir sobre o que somos e o que queremos ser. As ilustrações de Lúcia Hiratsuka comungam com o texto ao re-criarem em imagens a atmosfera pura e ingênua que embalam o nascer.

SURPRESA DE PASCOA – O livro de Telma Guimarães (Editora Atual) tem uma pergunta nas entrelinhas: O que você acha de inventar um ovo de Páscoa diferente? Pois foi o que aconteceu com os ovos daquele ano, quando Júnior e seus irmãos foram ajudar a mãe a terminar a produção de ovos, na fábrica de chocolate do pai. Entediado por cortar fitas e papéis, Júnior resolve dar uma voltinha pela fábrica e espiar as máquinas. E aproveita para preparar uma grande surpresa para a família no Domingo de Páscoa.

Postar um comentário

*
*