Comemorações Dicas

Com sabor de São João

Quando falamos em São João pensamos logo nas comidas mais que gostosas que fazem parte dessa festa tão brasileira. É milho, canjica, pamonha e bolo de milho. E uma maneira de conhecer um pouco da nossa cultura, que é tão rica e ampla, é pesquisando, e experimentando, as receitas das festas como as juninas.
Só de pensar nesse roteiro gastronômico junino fico com água na boca. E tenho certeza, você também! Mas sabe o que é interessante? É que, dependendo da região, as comidas mudam, e muito! Um exemplo é o pé de moleque. Aqui em Pernambuco é um bolo feito de castanha, café, mandioca, entre outros ingredientes. Já no Sul do país, é um doce feito a base de amendoim. Qual o mais gostoso? Impossível dizer. Todos tem um sabor que conquista na primeira mordida.

Lá no Rio Grande do Sul, onde passei meu último São João, não imaginei que eles comemoravam a festa junina como a gente. Claro que a festa lá não tem a proporção de Caruaru, Campina Grande ou qualquer outra cidade do interior do Nordeste. Mas na praça principal da cidade de Canela tinha barraquinhas com comidas típicas, bandeirinhas, fogueira e forró! Isso mesmo, o som que tocava era Luiz Gonzaga. Ah! Apesar do frio, e põe frio nisso, eu me senti em casa. Lá comi polenta frita e o doce de amendoim, que eles chamam de pé de moleque.

E já que estamos falando de comidinhas juninas, queria compartilhar com vocês uma receita simples e fácil de fazer. É o bolo de milho de caneca. É a tradição com toque mais moderninho.

Tome nota dos ingredientes:

  • 1 ovo pequeno
  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • 4 colheres (sopa) rasas de açúcar
  • 4 colheres (sopa) de leite
  • 2 colheres (sopa) rasas de fubá
  • 4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
  • 1 colher (café) de fermento em pó

Modo de preparar:

Coloque o ovo numa caneca e bata com o garfo. Ponha o óleo, o açúcar, o leite e o fubá e misture. Coloque a farinha de trigo e o fermento e mexa até dar o ponto. Unte outra caneca com óleo e farinha de trigo e coloque a massa nela. Leve por três minutos no micro-ondas em potência máxima.
Informação importante: Utilize uma caneca de 300ml e verifique se ela é apropriada para micro-ondas.

Depois do bolo pronto, é só saborear!

Postar um comentário

*
*