Curiosidades

Como acontece a reprodução das plantas?

Você sabia que as plantas tem em seu interior um órgão feminino e outro masculino? É através deles que elas se reproduzem. Hoje vamos aprender como isso acontece. Então vamos lá! A flor possui, em seu interior, o órgão feminino chamado de gineceu e o órgão masculino chamado de androceu. O androceu é composto pelos estames, que sustentam a bolsa onde se encontram os grãos de pólen. Nos grãos de pólen existem as células sexuais da planta. O gineceu é composto pelo ovário, que produz e armazena os óvulos. Nos óvulos também existem as células sexuais da planta.

Quando os grãos de pólen chegam até o gineceu e alcançam o óvulo, ocorre a fecundação. O ovário irá se desenvolver e se transformar em fruto, enquanto que o óvulo se transformará em sementes. Assim, a flor murchará. Mas as plantas precisam de ajuda para que o grão de pólen que fica no androceu chegue até o gineceu. E sabem quem ajuda nisso? Os insetos. Eles conseguem levar os grãos de pólen de uma flor para outra, ocorrendo o que chamamos de polinização. Beija-flores, o vento e a água também ajudam as flores na polinização.

Além disso, os animais também ajudam a espalhar as sementes das plantas. Ao se alimentarem de frutos, os animais podem deixar cair no solo alguma semente. Se houver condições adequadas para a germinação, uma nova planta nascerá. Algumas plantas desenvolveram estruturas que ajudam a espalhar as suas sementes. É o caso dos frutos do dente-de-leão e do carrapicho.

Postar um comentário

*
*