Curiosidades

Como é feita a teia da aranha

Ela nos parecer ser bem frágil, mas você sabia que a teia de aranha é bem resistente? No mundo existem cerca dede 40 mil espécies de aranhas que produzem um tipo de seda e muitas usam esse material para fazer teias, que funcionam como armadilhas.

Ao contrário do que a gente imagina, a fabricação desse fio não acontece nas patas das aranhas. O fio é fabricado na barriga, onde há estruturas em forma de cone chamadas de fiandeiras. Elas têm pequenos buracos por onde sai um líquido rico em proteínas, produzido por glândulas do corpo do animal. Ao entrar em contato com o ar, ele endurece e forma fios elásticos e muito resistentes.

As teias podem ter formatos diferentes de acordo com a espécie, pois são planejadas para pegar o tipo de alimento favorito de cada aranha. Mas o tipo mais comum é a teia geométrica, com os fios bem esticados e a forma parecida com a de um alvo.

Parece obra de engenharia, mas durante a construção, a aranha verifica os pontos de fixação disponíveis, calcula a distância que precisa cobrir e a quantidade de seda necessária. O trabalho pode levar horas, dependendo da espécie e da complexidade da teia.

A primeira coisa que a aranha faz para construir a teia é esticar um fio entre dois objetos. Depois, a aranha tece, por baixo dele, fios secos, bem retos, que se unem em um ponto central, formando uma espécie de estrela. Esses são os raios da teia, que se prendem a uma espécie de moldura que ela mesma faz.

Logo depois, a aranha anda em círculos, de fora para dentro, tecendo fios sobre os raios. Nesse ponto ela tece fios com uma substância pegajosa e os insetos que param ali ficam grudados. É assim que elas conseguem capturar as presas quando estão com fome.

Uma curiosidade bastante interessante, a seda é mais forte do que um fio de aço da mesma espessura. Ela também é mais elástica do que o náilon e pode ser muito esticada sem arrebentar. Eles são tão fortes que podem parar besouros, gafanhotos e outros insetos fortes, que voam em alta velocidade.

Postar um comentário

*
*