Dicas

Como está a autoestima do seu filho?

layout_facebook_150120_1“Menino, você não consegue mesmo fazer nada certo”. Essa frase dita quando a criança não consegue fazer uma determinada tarefa pode até soar inofensiva para quem está falando, mas para a criança que está escutando, pode a traumatizar por muitos anos, quem sabe até pelo resto da vida.

Ao ouvir diversas vezes que ela é incapaz de fazer algo, a criança fica cada dia mais insegura e toma aquilo como uma verdade. A autoestima fica abalada.

A autoestima está relacionada, ao mesmo tempo, à identidade, à noção que temos de nós mesmos, e à autoconfiança e autossuficiência. Constrói-se a partir das interações sociais, como na escola e na família – pais, irmãos, primos. Uma criança com a autoestima saudável tem relações saudáveis com as pessoas que a rodeiam e são menos dependentes emocionalmente dos outros.

Mas como saber como anda a autoestima do seu filho? É importante conversar com ele e observar quais as percepções que ele tem de si mesmo e dos outros.Se ele demonstra generosidade para com os outros, é sinal de que é generoso consigo mesmo.

E evite falar palavras negativas, como “que burrice” ou “como você é distraído”, entre outras. Por mais que a criança não pareça necessariamente sentir o impacto dessas falas no presente, é possível que, no futuro, elas se cristalizem e impeçam o cultivo de uma autoestima equilibrada.

Postar um comentário

*
*