Atividades

Como fazer papel reciclado para presente do papai

Na semana passada sugerimos como dica de presente para o Dia dos Pais um álbum afetivo com os melhores momentos entre pai e filho. A sugestão foi fazer um material bem artesanal, sustentável, em papel reciclado. Por isso, hoje vamos ensinar a fazer o papel reciclado em casa. Assim, você dá asas à imaginação e, além de fazer o álbum sugerido na semana passada, também pode fazer um cartão.

Para começar, junte cadernos velhos, revistas antigas, blocos de notas, jornais, correspondências sem utilidade e todo tipo de papel que não serve mais e que iria ao lixo. Se preferir, reúna os papéis por cores semelhantes, assim pode fazer papel reciclado da mesma tonalidade: verde, amarelo, vermelho, azul, etc. Ou pode ainda usar uma anilina ou corante de sua preferência para deixar tudo em uma cor, de forma personalizada.

Para fazer o papel em casa você precisa, além dos papéis velhos, um balde, liquidificador, tela (silk screen) ou meia calça velha, esticada numa bacia grande, e uma cola branca.

Comece picando os papeis miudinhos e coloque dentro de uma balde grande. Cubra com água suficiente e deixe descansar por dois a três dias para que as fibras de papel se soltem e fiquem bem macias.

Feito isso, vamos ao liquidificador para transformar tudo em uma pasta. Coloque um copo dos papéis que estavam dentro do balde com água (eles devem estar bem molinhos, praticamente se desmanchando) no liquidificador e adicione cerca de dois litros de água. Bata na velocidade máxima por uns quatro minutos. Ponha um pouco de corante se preferir e vá experimentando a tonalidade. Junte à mistura duas colheres de cola branca, e bata tudo novamente até que a mistura fique bem homogênea. Quanto mais você bater, mais fino será o papel.

Depois, despeje esta mistura na bacia. E agora mergulhe a tela de silk screen na bacia para pegar uma boa quantidade desta massa homogênea e vá espalhando. Quem usar este processo, são duas telas para fechar e prender. Neste momento, se achar interessante, pode colocar umas folhas de plantas ou pétalas de rosas para dar um toque decorado.

Para quem achar melhor usar a meia calça, corte-a, estique-a completamente em outra bacia maior e despeje por cima e vá espalhando. Perceba que o conteúdo deve ficar por igual, no formato como o papel ficará ao final. Deixe escorrer e secar e pressione levemente para retirar o excesso de água.

Depois e algumas horas, quando já estiver tomando forma e quase seco a ponto de sair por igual sem se soltar, retire com cuidado e pendure no varal com pregador ou num cabide de roupas mesmo. Deixe secar ao ar livre ou ao sol.

Pronto! Quando as folhas estiverem sequinhas, é hora de cortar e deixar no formato que quiser para fazer o álbum, o cartão, e o que mais desejar. Com esse material ainda sobrará folhas para outras ocasiões e presentes. Bom trabalho!

Postar um comentário

*
*