Atividades

Como fazer uma xilogravura

Hoje vamos aprender uma técnica muito popular no Nordeste brasileiro. Mas antes de ensinar a colocar a mão na massa, você sabe o que é xilogravura? A palavra significa gravura em madeira. Ela é uma antiga técnica, de origem chinesa, em que o artesão utiliza um pedaço de madeira para entalhar um desenho, deixando em relevo a parte que pretende fazer a reprodução. Em seguida, utiliza tinta para pintar a parte em relevo do desenho. Na fase final, é utilizado um tipo de prensa para exercer pressão e revelar a imagem no papel ou outro suporte. Um detalhe importante é que o desenho sai ao contrário do que foi talhado, o que exige um maior trabalho ao artesão.

Agora que você já sabe o que é a xilogravura, vamos aprender a fazer uma. Mas para tornar a atividade mais fácil, vamos ensinar a fazer uma xilogravura de isopor. Você vai precisar dos seguintes materiais:

1. Bandeja de isopor (pode ser aquela que vem com alimentos no supermercado);
2. Folhas de papel colorido;
3. Rolo de pintura pequeno;
4. Lápis preto;
5. Tesoura sem ponta;
6. Tinta guache de diversas cores

Agora é hora de fazer:
Primeiro recorte as bordas da bandeja, pois você só vai usar a parte plana. Depois de ter feito isso, peça para a criança desenhar forçando o lápis até afundar o isopor. Mas atenção! Cuidado se for escrever, pois as letras ficam invertidas. Escolha a cor da tinta e passe com o rolinho na placa de isopor, cobrindo bem toda a superfície.Agora é hora de virar o isopor na folha de papel e fazer pressão sobre a placa para transferir o desenho. Retire o isopor com cuidado para não borrar o desenho. Espere secar e está pronto!

Tem um vídeo bem rapidinho que mostra como se faz:

Postar um comentário

*
*