Dicas

Como proteger seu filho da gripe

proteger seu filho da gripe

Com a aproximação do inverno toda atenção com a saúde das crianças é fundamental. Cuidar da alimentação e consumir vitaminas e minerais diminuem as chances de contágio e podem garantir dias mais tranquilos durante o período mais frio do ano.

Alimentar-se bem é fundamental. Alimentos ricos em vitaminas e minerais fortalecem o sistema imunológico e estimulam a defesa natural do corpo, tanto para combater a doença como para se proteger dela.

Fazer um prato bem variado e colorido é fundamental. Mas você sabe quais as vitaminas e nutrientes de cada alimento?

Vitamina A –  Responsável pelo fortalecimento e manutenção das células de defesa (linfócitos T). A carência dessa substância aumenta a probabilidade de infecções. Ela está presente em alimentos como a cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis e melão.

Vitaminas do Complexo B – Auxiliam na manutenção da saúde emocional e mental, sendo útil em casos de depressão e ansiedade. No estômago, as vitaminas B estimulam a liberação e o controle do suco gástrico. Mantém, ainda, a saúde dos nervos, ossos, fígado e boca. Também facilitam a digestão e absorção de carboidratos e das proteínas. Aumentam a imunidade do organismo e ajudam na prevenção do contágio de diversos tipos de vírus, como o da gripe. Podem ser consumidas em cápsulas ou encontradas nos seguintes alimentos: levedo de cerveja, lentilha, arroz integral, peixe, soja, banana, verduras verdes, abacate, gema de ovo e nozes.

Vitamina C – Atua diretamente nas nossas células de defesa e ajuda a combater micro-organismos causadores de doenças, contribuindo no fortalecimento de anticorpos. Pode ser encontrada em frutas como mamão, laranja, morango e em vegetais como brócolis e couve-flor.

Vitamina E – Tem propriedades antioxidantes e estimula a produção de anticorpos. Cereais, nozes, amendoim e óleos vegetais são fontes dessa vitamina.

Ferro e Zinco – Os alimentos ricos nesses minerais são considerados essenciais no organismo e para o sistema imunológico. A falta deles pode desencadear uma série de sintomas e doenças. São os responsáveis por estimular a produção das células de combate. O zinco está presente em diversos tipos de carne, peixe, cereais integrais e leite. Grãos integrais, como o grão-de-bico, ervilha, lentilha e feijão são ricos em ferro.

Postar um comentário

*
*