Curiosidades

Como surgiu o Dia do Professor?

É unânime! O professor é o personagem principal na vida de qualquer pessoa. É ele que dá a base para a formação de qualquer indivíduo. E é justamente por esse motivo que os professores merecem um dia de homenagem, e este dia é 15 de outubro. Mas como ela surgiu?

Tudo começou ainda na época de D. Pedro I, que baixou um Decreto Imperial e criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos teriam suas escolas de primeiras letras”. Isso foi em 15 de outubro de 1827. Esse decreto discutia também pontos importantes como a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados.

Mas apesar do decreto, não foi naquela época que a data foi celebrada e muito menos ainda que essas ideias avançadas foram colocadas em prática. Somente em 1947, ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor. Primeiramente, partiu de um grupo de professores do Ginásio Caetano de Campos, em São Paulo, que se reuniam neste dia para uma confraternização. Como a ideia teve sucesso, outras escolas da cidade fizeram o mesmo, até que foi instituído como data comemorativa nacional.

Postar um comentário

*
*