Posts Recentes

Conheça a estrutura interna da Terra

A gente gosta de brincar que se cavar um buraco aqui no Brasil, a gente chega no Japão. A gente fala isso como se fosse a coisa mais simples do mundo, como que se o planeta Terra fosse feito apenas de um material maciço, como rocha, e fosse fácil de ser cavado. Mas não é bem assim, se realmente fosse possível fazer um buraco para sair do outro lado do mundo, nós iríamos ver todas as camadas da Terra, que são divididas da seguinte maneira:

Crosta Terrestre: A crosta terrestre é a primeira das camadas da Terra, sendo também a menor e mais “fina” entre elas. Sua profundidade oscila entre 5 km (em algumas áreas oceânicas) e 70 km (em zonas continentais). Apesar de ser a camada mais fria da Terra, a crosta pode apresentar uma temperatura próxima aos 1000ºC em determinados pontos.

Manto: O manto terrestre está abaixo da crosta e é a mais extensa das camadas da Terra e sua profundidade máxima alcança os 2.900 km, ocupando cerca de 80% do volume total do planeta. Sua composição é de silicatos de ferro e de magnésio, e as rochas encontram-se em forma de material pastoso chamado de magma, por causa do calor advindo do interior da Terra, com temperaturas médias de 2.000ºC. O manto superior é mais pastoso que o inferior e está em movimentação. Em virtude da força exercida por esses movimentos, seus efeitos são sentidos na crosta terrestre, causando o movimento das placas tectônicas.

Núcleo: O núcleo terrestre, posicionado abaixo do manto, é o mais quente das camadas da Terra e também é dividido em exterior e interior. Sua composição predominante é o NIFE (níquel e ferro). O núcleo externo encontra-se no estado líquido, enquanto o núcleo interno encontra-se no estado sólido, por causa da extrema pressão aplicada sobre ele. As temperaturas oscilam entre 3.000 e 5.000ºC. Em razão do núcleo interno ser uma “bola” maciça cercada por uma esfera líquida, seu movimento de rotação é mais rápido do que o da Terra, o que ajuda a explicar as origens e os efeitos do magnetismo do nosso planeta.

Postar um comentário

*
*