Curiosidades

Conheça as árvores mais antigas do mundo

layout_facebook_140916_1

Vocês já pararam para pensar que os vegetais são uma espécie de vida na Terra que existe a milhares de anos? Nem pensamos nisso, mas as árvores estão entre os organismos que possuem maior tempo no planeta. Existem registros de, ao menos, 50 exemplares que já ultrapassaram o primeiro milênio, no entanto, o número de árvores tão antigas assim pode ser ainda maior. E como dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore, selecionamos algumas dessas árvores milenares, que estão espalhadas pelo mundo, para você conhecer melhor.

Pando – Esta não é apenas uma árvore, trata-se de uma colônia em Utah, nos Estados Unidos. Ela ocupa uma área de 105 hectares, com árvores geneticamente idênticas, conectadas por um sistema de raiz. A estimativa é de que a colônia exista há, pelo menos, 80 mil anos, mas é possível que o início desta floresta esteja datado há um milhão de anos!

Methuselah – O nome desta árvore é uma referência ao homem mais velho registrado na Bíblia. É impressionante, mas esta árvore, que está localizada em uma reserva californiana, tem 4.765 anos de idade. Pesquisas revelam que ela já tinha cem anos de idade quando as pirâmides do Egito foram construídas. Para protegê-la de vandalismos, o serviço florestal norte-americano mantém a localização exata em segredo.

Zoroastrian Sarv – É um cipreste gigante, localizado em Abarkooh, no Irã. Não se tem o ano certo de quanto a árvore começou a brotar, mas a idade varia entre quatro mil e quatro mil e quinhentos anos. Ela tem atualmente 24,6 metros de altura e uma circunferência de 11,3 metros, suficientes para torná-la um símbolo nacional no país oriental.

Jomn Sugi – É a maior conífera do Japão com 24,9 metros de altura e 16 metros de circunferência. Ela cresce na floresta da montanha mais alta da ilha de Yakushima. Os anéis desta árvore sugerem que ela tenha ao menos dois mil anos de idade. Porém, existem estimativas de que ela tenha até sete mil anos.

Kongeegen – Este carvalho, todo retorcido, está localizado na floresta de Jaegerspris, na Dinamarca. Ela disputa o título de árvore mais antiga da Europa, com idade entre 1.500 e dois mil anos.

No Brasil, a árvore mais antiga é um jequitibá patriarca, que fica no Parque Estadual de Vassununga, em Santa Rita do Passa-Quatro (SP). Segundo pesquisadores, o jequitibá-rosa tem 3.020 anos. Em sua copa, de 39 metros de altura, vivem tucanos, macacos e cerca de 20 mil outras plantas.

Postar um comentário

*
*