Curiosidades

Conheça as maiores e menores baleias do mundo

Ela tem em média de oito a dez metros de comprimento, pesa entre oito e treze tonelada. Falando assim, ela parece ser uma grande baleia. Entretanto, não é! Muito pelo contrário. Essas medidas são da Baleia-anã, também conhecida como Balei-minke. Ela é uma das menores espécies de baleias do mundo. Costumam viver em pequenos grupos e as vezes são vistas sozinhas.

São encontradas em águas tropicais, temperadas e frias de todos os oceanos, tanto em áreas costeiras como em oceânicas. No Brasil, são vistas em toda costa.Alimentam-se de krill, pequenos peixes que forma cardumes e lulas. Ocasionalmente é vista na companhia de outras baleias e golfinhos. Nada rapidamente, quando salta fora da água, em geral, mergulha de cabeça sem provocar muito barulho.

Já a maior baleia, não é apenas o maior animal dos mares, é também o maior do planeta. Estamos falando da Baleia-azul. O maior exemplar já encontrado tinha incríveis 33 metros de comprimento (o tamanho desse animal em média é entre 24 e 27 metros). Só para você ter uma ideia, ela é do tamanho de um Boeing 737 e pesando o mesmo que 25 elefantes juntos (entre 100 e 120 toneladas!). Só para você ter uma ideia, tudo nela é superlativo: sua língua pesa 4 toneladas e, diariamente, ela come 4 milhões de krills. Os filhotes sugam 230 litros de leite por dia, o que faz com que engordem 4 quilos por hora!!!

Postar um comentário

*
*