Curiosidades

Conheça os tipos de nuvens

A gente olha para o seu observa que cada nuvem tem um formato. Umas parecem algodão, de tão fofinhas, outras são mais diluídas pelo céu. Isso acontece porque existem alguns tipos de nuvens. E vamos aprender um pouco mais sobre elas agora.

Mas antes de falar dos tipos, vamos entender primeiro o que são as nuvens. Elas nada mais nada menos do que gotículas de água condensadas e acumuladas na troposfera, sendo responsáveis por boa parte dos principais efeitos meteorológicos por nós sentidos e observados. O que quer dizer isso? O calor solar irradiado sobre a superfície aquece a água e provoca a formação do vapor, que ascende e, ao encontrar as temperaturas mais baixas lá em cima, passa pelo processo de condensação.

Dependendo das condições de temperatura, altitude, pressão e outros fatores, as nuvens apresentam diferentes formas. Existem as nuvens baixas, médias e altas. Tendo como base o critério que se pauta na observação da aparência geral das nuvens, existem três tipos principais: Cirrus, Stratus e Cumulus.

Cirrus (alta): são nuvens altas que se caracterizam por serem formadas apenas por cristais de gelo. São fibrosas, brancas e finas.

Stratus (média): são nuvens baixas que possuem aparência semelhante a um tapete. São cinzentas e podem provocar nevoeiros e chuviscos.

Cumulus (baixa): são nuvens isoladas, em formato globular bem definido e caracterizado, de coloração clara e aparência de algodão.

Para conhecer mais sobre as nuvens, pesquise o catálogo o Atlas Internacional das Nuvens. Para saber mais sobre ele, clique aqui.

Uma curiosidade, a nuvem do vídeo abaixo é assustadora e faz pouco tempo entrou no Atlas especializado no tema. O nome dela é Undulatus Asperatus. Veja e se impressione com a força da natureza.

Postar um comentário

*
*