Curiosidades

Coração: bate forte e cheio de emoções

layout_facebook_140923_3

Quando nos apaixonamos ele bate forte. Quando temos medo, ele bate sem parar, é como se fosse explodir. O danado do coração pulsa sem parar, pode ser no ritmo mais calmo ou acelerado, depende do que sentimos ou fazemos. Mas não é só isso. Ele é um músculo, involuntário (trabalha mesmo sem a gente “mandar”), e que é fundamental para o funcionamento do corpo humano.

O coração funciona no nosso organismo como uma bomba. A função dele é fazer com que o sangue que carrega os alimentos e o oxigênio, chegue aos diversos órgãos de nosso corpo para que estes possam desempenhar suas funções. Se o sangue não chegar de forma adequada, os demais órgãos não poderão exercer suas funções.

O coração é composto principalmente de músculo, que se contrai cerca de 60 a 100 vezes a cada minuto para impulsionar o sangue para o restante do corpo. É um trabalhão danado! Já notou que quando corremos, ele acelera? Ele tem que trabalhar mais rápido para que o sangue circule mais rápido pelo seu corpo e assim você tenha oxigênio.

A contração do coração é automática. Para que ela ocorra é necessário que o músculo que compõe o coração também receba o sangue que é por ele bombeado, este sangue ao sair do coração entra na artéria aorta que percorre todo o corpo e o distribui. E já que sem ele não vivemos, temos que cuidar desde cedo. Mas como? Praticando atividade física, comendo alimentos saudáveis e indo ao médico periodicamente. E você, cuida bem do seu coração?

Postar um comentário

*
*