Curiosidades

Crocodilo marinho: um gigante de água salgada

Você sabia que o maior réptil do mundo é da família do jacaré? O seu nome é crocodilo de água salgada, mas também é conhecido como crocodilo marinho ou crocodilo poroso. Ele pode medir até sete metros (!) de comprimento e pesar mais de 1500kg. É assustador!

As zonas habitadas pelo crocodilo de água salgada são o litoral norte da Austrália, a costa leste da Índia, o litoral de Bangladesh, de Mianmar e da Tailândia. Além de circularem pelos oceanos Índico e Pacífico, eles também podem ser vistos em rios que desembocam nesses oceanos. Normalmente gostam de passar as tardes ensolaradas se aquecendo nas praias.

Como praticamente todas as espécies de crocodilos e jacarés, o crocodilo marinho é essencialmente carnívoro, se alimentando de presas que vão tomar água em rios ou que frequentam a região costeira dos locais habitados por ele. Entre suas presas mais comuns estão: anfíbios, peixes, aves pernaltas, tartarugas marinhas, macacos, antílopes e até mesmo búfalos indianos.

A reprodução do crocodilo de água salgada, assim com das outras espécies, se dá durante a estação das chuvas. No caso deles, isso ocorre entre os meses de março e novembro. As fêmeas colocam de 40 a 60 ovos em ninhos feitos de lama, ramos e areia, onde são enterrados para eclodirem após 90 dias de incubação.

Postar um comentário

*
*