Dicas

Cuidados no verão: alergia a frutos do mar

layout_facebook_150120_2Verão é tempo de férias, sol, praia e… de comer deliciosos frutos do mar. Mas vale ficar atento, pois cerca de 3% da população mundial apresenta reação alérgica a alimentos provenientes da água do mar.

É bom ficar de olho na meninada, pois eles podem ter alergia a crustáceos e ainda não saber.

Por isso, fiquem alertas aos sintomas: Manchas vermelhas no corpo, coceiras, inchaço nos olhos, boca e garganta. Qualquer mal estar, procure ajuda médica. Há pessoas que não podem nem sentir cheiro de frutos do mar e já passam mal. Quando a alergia é severa, pode levar ao óbito por sufocamento e edema de glote. Há quem tenha alergia por um período da vida, e outras pessoas, por toda a vida. São frutos do mar: camarão, lagosta, siri, caranguejo, polvo, etc.

Sendo assim, se você ou seu filho já sabe que tem, o ideal é manter distância destes pratos e, quando viajar, monitorar a cozinha dos restaurantes e hotéis onde são preparados, a fim de se certificar de que não há contaminação com outros alimentos.

Mas, se já tem histórico familiar destas alergias e intolerâncias alimentares, o quanto antes, procure um médico alergologista para fazer exames e testes de contato.

Postar um comentário

*
*