Autores

Da viagem literária ao mundo online

layout_facebook_141021_2

Seu nome é Érick Vinícius. Ele tem dezoito anos, é de Serra Talhada (PE), e é o blogueiro criador do blog Like Livros. Atualmente cursa o terceiro ano do ensino médio e pretende fazer faculdade de jornalismo ou letras. Não podia ser diferente, não é mesmo? Ele gosta de escrever, mas não publica seus textos ou contos nas redes sociais. Adepto a leitura desde pequeno, decidiu ser blogueiro literário como forma de incentivar a leitura e compartilhar sua opinião sobre o mundo dos livros. Na entrevista a seguir, ele fala um pouco sobre seus gostos, interesse por livros e o seu blog.

Bloguito – Desde quando começou a se interessar por livros? Houve estímulo por parte da família ou se interessou sozinho?

Érick Vinícius – Fui alfabetizado por uma professora que gostava muito de contar história, e eu de ouvi-las. Quando estava aprendendo a ler, minha tia Ismênia sempre trazia livros infantis da escola onde trabalhava e eu ficava viajando nas histórias e nas figuras. Lembro-me que certa vez ela me deu um livro chamado “Rouxinol e o Imperador da China”, e este livro é especial pois foi um dos primeiros com uma grande história e poucas figuras que li. Inclusive, até hoje tenho ele. Sempre estudei em escolas que tem biblioteca e isto fez com que eu lesse ainda mais.

Bloguito – Quanto livros você costuma ler por mês?

Érick Vinícius – Não tem um número certo, há meses em que eu leio cinco, seis… Mas na grande maioria eu leio quatro livros por mês. Leio com calma porque gosto de embarcar na história e observar cada detalhe para fazer uma boa resenha.

Bloguito – Como surgiu a ideia de criação blog Like Livros?

Érick Vinícius – Ler um livro sem falar sobre ele é como deixar algo preso dentro de mim. Nem todos os meus amigos gostam de falar sobre livros e o Twitter não era o suficiente. Pela internet conheci um site e canal do youtube chamado Hello Star, onde a Bianca fala sobre livros. Foi a partir daí que eu decidi criar um blog para também compartilhar minha opinião sobre as histórias que leio.

Bloguito – É difícil manter um blog sobre literatura estando longe das grandes cidades?

Érick Vinícius – Por um lado, sim. Aqui na cidade onde moro não tem eventos literários, as pessoas não gostam muito de ler. Nas grandes cidades é diferente, há bienais, encontro de blogueiros, eventos com editoras… Isto motiva muito o blogueiro a continuar escrevendo.

Bloguito – Você mantém parceria junto a escritores, livrarias, editoras? Como funciona?

Érick Vinícius – As parcerias também ajudam muito. Quando criei o Like Livros, não imaginava que era possível se tornar parceiro de autores e editoras, mas quando descobri comecei a fazer as parcerias. Elas funcionam assim: recebo o livro, leio, compartilho em todas as redes sociais, escrevo a resenha, posto no blog e divulgo.

Bloguito – Que tipo de literatura você prefere? E quais autores são os seus preferidos?

Érick Vinícius – Eu leio todos os gêneros, em exceção ao terror. É difícil escolher os autores preferidos porque a lista vai ficar muito grande! Na pré-adolescência eu lia muito Pedro Bandeira. Hoje em dia leio muito Nicholas Sparks. No gênero fantasia, J.K Rowling é a minha favorita. Suzanne Collins é minha autora favorita no gênero: distopia. Também gosto de John Green, R.J Palacio, Colleen Houck e Keira Cass. Sem esquecer dos autores nacionais, Leonardo Barros, Cátia Mourão, Johnatan Souza, Cecília Mouta, Débora Knitell, Érica Falcão, Landulfo Almeida, Marcelo Hipólito, entre outros…

Bloguito – Você estimula seus amigos à leitura também?

Érick Vinícius – Sim, ás vezes falo tão bem de um livro que eles acabam ficando curiosos para saber mais sobre a história.

Bloguito – Qual a importância da leitura em sua vida?

Érick Vinícius – A leitura é importante porque foi através dela que finalmente decidi qual área profissional  quero seguir. Quanto mais leio, mais escrevo…  Lendo eu compreendo, lendo esqueço os problemas e embarco em inesquecíveis histórias. Ler é importante porque através dos livros, aprendo coisas sobre a vida que posso compartilhar com as pessoas.

Bloguito – Qual dica você daria para que outros jovens sejam estimulados à leitura?

Érick Vinícius – Não há palavras que descreva o quanto é bom ler um livro. Viajar nas histórias, soltar a imaginação, ter um misto de sentimentos, se apegar a um personagem, se emocionar com os capítulos finais da trama. Se você não gosta de ler, é porque ainda não achou o livro certo, continue a procurar, leia mais… Nem que seja um capitulo por dia, mas leia. Um livro não é um mostro de sete cabeças, mas sim um caminho para o mundo imaginário. Procure pessoas que também gostam de ler e compartilhe a sua opinião sobre a história.

6 Comentários

  1. Postado em 21 de outubro de 2014 às 19:44

    Esse Érick tá chique demais, hein?? haha

    Bom, achei a entrevista muito bacana! Adoro saber mais sobre as pessoas que convivo, especialmente blogueiros amigos e autores favoritos.

    Até logo,
    Sérgio H.

    http://www.decaranasletras.blogspot.com

    • Bloguito
      Postado em 22 de outubro de 2014 às 17:51

      Oi Sérgio, que bom que curtiu a entrevista com Érick. Também achamos muito legal conversar com ele. Fique ligado no Bloguito que em breve teremos mais entrevistas com Blogueiros e autores.

  2. Postado em 27 de outubro de 2014 às 3:09

    Estou muito feliz!!!
    Obrigado pela oportunidade, gostei muito de ser entrevistado por vocês. O bloguito é um sucesso, hehe!
    Não tenho palavras para agradecer.
    Mais uma vez: muito muito muito obrigado! ♥
    Abraço!!!

    • Bloguito
      Postado em 14 de dezembro de 2014 às 21:39

      Oh Érick!! Nós é que agradecemos. Adoramos a sua participação. Queremos sempre contar com vocês. 😀

  3. Postado em 28 de outubro de 2014 às 0:18

    Adorei ler a entrevista. Estou “in love” com os autores favoritos mencionados. Vários em comuns! hahaha Adorei a dica que o Érick deu, faço das palavras dele as minhas! ^^

    Beijos

    http://lendoeapreciando.blogspot.com.br/

    • Bloguito
      Postado em 14 de dezembro de 2014 às 21:38

      Que bom Kamilla! Que bom que você gostou da entrevista que fizemos com Érick. Os autores indicados são mesmo ótimos! 😀

Postar um comentário

*
*