Dicas de Leitura

Da vida real para a literatura infantil

Os dinossauros deixaram de existir na Terra, mas isso não impediu que eles tomassem conta da literatura infantil. Muito pelo contrário. Eles fazem parte do imaginário de muitas crianças. Quem não gosta de uma história divertida ou assustadora!? E foi pensando nisso, que as editoras lançaram diversos títulos que tem como tema principal esses animais gigantes, não apenas no tamanho, mas no carisma também.

Quando pensamos em dinossauros, nossa imaginação voa longe, para um passado remoto, quando gigantes cheios de dentes com garras perigosas circulavam aos montes pela Terra. Sim, há mais de 200 milhões de anos eles viviam espalhados por todos os cantos do planeta, mas nem todos eram tão monstruosos quanto imaginamos. Assim como os répteis de hoje, eles podiam ser muito diferentes uns dos outros. No livro “Dinos do Brasil”, de Luiz Eduardo Anelli (Editora Peirópolis) você vai saber como os paleontólogos descobriram as formas e os tamanhos dos 23 dinossauros brasileiros e conhecer as histórias que estão por trás dos seus nomes e fósseis. Agora, o mais intrigante de tudo é saber que eles ainda andam por aí. Dá pra acreditar?

Já no livro “Você sabe tudo sobre dinossauro?”, da escritora Lila Prap (Editora Biruta), galinhas muito curiosas e engraçadas ensinam tudo sobre esses animais que desapareceram há muito tempo! Conheça a diferentes espécies, o que eles gostavam de comer, onde viviam e várias curiosidades. Você já ouviu falar do Braquiossauro e do Oviráptor? Cada um tem o nome mais estranho que o do outro. O que será que eles significam? No livro vocês descobre tudo!

O “Quer conhecer meus dinossauros?”, de Jonas Ribeiro (Franco Editora), o menino Lucas coleciona dinossauros. Ele os guarda na mochila, ou melhor, numa caverna. Quando, porém, os dinossauros saem da caverna escura, tudo pode acontecer, até a mãe do menino pode virar um brontossauro!

Postar um comentário

*
*