Comemorações

Data Magna de Pernambuco

Dia 06 de março é uma data muito importante para os pernambucanos. Desde 2007 é comemorado a Data Magna de Pernambuco. Este dia lembra a o início da Revolução Pernambucana, também conhecida como Revolução dos Padres, que aconteceu no dia 06 de março de 1817, na então Província de Pernambuco.

A Revolução Pernambucana de 1817 foi liderada por Domingos José Martins, com o apoio de Antônio Carlos de Andrada e Silva e do Frei Caneca. Os revolucionários conseguiram conquistar Pernambuco e instalaram um governo provisório que tinha como propostas básicas: Proclamar a República, abolir alguns impostos e elaborar uma constituição que estabelecesse a liberdade religiosa e de imprensa, bem como a igualdade de todos perante a lei. Após dois meses de luta, as tropas do Império português sufocaram o movimento e seus líderes foram condenados à morte.

Esta Revolução conseguiu congregar religiosos, militares, intelectuais e populares em torno do ideal comum da emancipação política e do estabelecimento do governo republicano.

Postar um comentário

*
*